Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 16 de junho de 2021

Lista dos indesejáveis

Esta história contém:

Lista dos indesejáveis

Vídeo

A minha primeira escola foi o Grupo Escolar Clóvis Salgado [em Ituiutaba]. Eu terminei o primário e na época tinha o que se chamava de exame de admissão. Eu fiz o exame de admissão e fui fazer o que se chamava na época de ginásio. E o ginásio eu fiz num colégio de padres, uma escola particular, Colégio São José, em Ituiutaba. Quando eu fui fazer o segundo grau, mudei de escola novamente. Porque na minha cidade, principalmente para o segundo grau, a melhor escola era o Colégio Estadual, escola pública que tinha os melhores professores, a melhor estrutura. Quando comecei a estudar no Colégio Estadual, inicialmente pensei em fazer engenharia mecânica. Mas, com o passar do tempo, essas coisas foram todas sendo alteradas. Quando terminei o segundo grau, foi o momento em que eu saí de Ituiutaba e venho para Brasília. Aí eu ingressei na Universidade de Brasília. Na época, você prestava o vestibular e tinha três opções. E eu passei para uma dessas opções, e com o tempo, e dentro da própria universidade, eu fui mudando de área. Eu sou formado em Engenharia Florestal. Brasília era uma cidade muito tranquila, não era uma cidade violenta, era uma cidade relativamente pequena. O Plano Piloto é uma região pequena da cidade. Nesses últimos trinta anos a cidade cresceu de forma assustadora. Mas quando eu cheguei, no final dos anos 1970, era uma cidade muito tranquila, muito pacata. E a gente vivia praticamente em função da realidade acadêmica, em função da universidade. A universidade virava para nós um pedaço da cidade, era onde a gente passava a maior parte do tempo. Como engenheiro florestal, eu nunca exerci a minha profissão. Na medida em que eu comecei a trabalhar, e como eu já atuava no movimento estudantil, para o final dos anos 1970 a gente teve a discussão de formação de um partido que realmente pudesse ajudar a organização de trabalhadores. Assim, comecei a participar das discussões de formação do PT....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Privilégio por participar da Petrobras
Vídeo Texto

Maurício França Rubem

Privilégio por participar da Petrobras
Uma outra história sobre a Petrobrás
Vídeo Texto
Vale a pena sempre lutar
Vídeo Texto

Germino Borges dos Anjos

Vale a pena sempre lutar
Alçou voo para defender direitos para o trabalhador
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.