Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Zilma Nunes
Por: Max Alexandre Tristão de Almeida Filho, 19 de novembro de 2024

Memórias de uma Vida: A História de Zilma Nunes

Esta história contém:

Memórias de uma Vida: A História de Zilma Nunes

Identidade e Infância

Zilma Nunes nasceu em Vitória, no dia 5 de dezembro de 1952. Seu nome foi escolhido pelo pai. O parto aconteceu em casa, de forma natural, assistido por uma parteira, cercado pela simplicidade dos costumes da época. Na sua infância, a cidade ainda não era totalmente asfaltada. O bonde era o principal meio de transporte e muitas ruas ainda eram de terra. Zilma cresceu em uma família composta por seu pai, sua mãe, dois irmãos e duas irmãs.

Para ela, a infância foi uma fase repleta de diversão. Ela brincava de esconde-esconde, pular corda e jogando amarelinha. Os picnics em família eram momentos muito bons, onde todos se reuniam. Outra lembrança querida era as idas com sua tia para buscar presentes de Natal em Jucutuquara. Cada visita era uma doce aventura, marcada pela expectativa e alegria que sempre acompanhavam essa época do ano. Zilma viveu uma infância tranquila, sem grandes dificuldades.

Educação e Juventude

Zilma nasceu em uma cidade que se destacava pela sua beleza natural e pelo desenvolvimento vibrante que começava a ganhar forma. Desde cedo, Zilma se mostrou uma aluna dedicada e caprichosa, sempre se esforçando para obter boas notas e se destacando especialmente nas aulas de português, sua matéria favorita. No entanto, a matemática nunca foi seu forte, levando-a a ter uma relação tensa com essa disciplina. Mesmo assim, seus sonhos de se tornar professora alimentavam sua paixão pelo aprendizado; ela desejava aprender para poder ensinar outras crianças, mas esse sonho ficou apenas em planos devido às circunstâncias da vida.

Sendo uma jovem caseira, preferia a tranquilidade do lar à agitação das saídas. Suas melhores lembranças da infância estão ligadas às brincadeiras com as amigas da vizinhança, quando se reuniam na rua perto de casa para compartilhar risadas. Assim, com uma cidade em desenvolvimento ao seu redor, Zilma aproveitava os momentos simples da vida cotidiana, construindo...

Continuar leitura
Fechar

Local:
Brasil / Espírito Santo / Vitória

Imagem de:

História:
Memórias de uma Vida: A História de Zilma Nunes

Crédito:
Acervo próprio

Reunidos para beber uma cerveja, dona zilma é a primeira, da esquerda para direita, vestindo uma blusa preta.

Local:
Brasil / Espírito Santo / Vitória

Imagem de:

História:
Memórias de uma Vida: A História de Zilma Nunes

Crédito:
Acervo próprio

Zilma com a sua netinha.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tecendo as linhas das memórias Mura
Vídeo Texto
O silêncio que podia ser a cura do mundo
Vídeo Texto
Mais conforto, mais saúde
Vídeo Texto

Bruno Gonsaga Carvalho

Mais conforto, mais saúde

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.