Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 22 de fevereiro de 2005

Cesar Tavares Pereira

Esta história contém:

Cesar Tavares Pereira

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Cesar Tavares Pereira. Nasci no Rio de Janeiro, no dia oito de agosto de 1951. Sou leonino. FAMÍLIA Pela parte materna, meus avós eram Guilhermina Alves Tavares e Manoel Tavares. Pela parte paterna, Laura Ferreira e Domingos Pereira. Meu avô materno trabalhava com cofres. Meu avô paterno trabalhava na rede ferroviária. Minhas avós tinham somente atividades domésticas. Eles moravam no Rio de Janeiro. Minhas duas avós vieram de Portugal. Meu pai é David José Pereira. Trabalhou como comerciário e hoje está aposentado. Minha mãe trabalhou algum tempo nas Lojas Americanas, depois trabalhou no Sindicato de Minérios e Combustíveis e, desde seu casamento, é uma pessoa de prendas domésticas. Moram no Rio de Janeiro e ambos são vivos, graças a Deus. São pessoas muito queridas por mim. INFÂNCIA Não tenho irmãos. Nossa constituição familiar foi a de pai, mãe e filho. Minha infância foi no Rio de Janeiro, em um bairro do subúrbio chamado Ramos, onde tem a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. O local onde fiz meu Jardim de Infância era bem próximo à quadra da Imperatriz Leopoldinense. Fiz o Jardim de Infância no SESC do Rio de Janeiro. O bairro de Ramos tinha uma configuração própria de subúrbio. Era uma área voltada para a área residencial e tinha um foco comercial no centro do bairro. Naquele tempo, tinham muitas casas, hoje substituídas por edifícios. Os laços de amizade e de companheirismo eram muito acentuados pela proximidade. E havia um padrão sócio-familiar e financeiro muito próximos um do outro. Não havia aquele elemento de destaque. Por exemplo, eram poucas as pessoas que, naquela época, tinham carro. Isso aproximava as pessoas e criava um laço de amizade muito grande, diferentemente, talvez, do que ocorria na Zona Sul. BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA Brincava muito nas ruas e no quintal. No quintal, tinham as brincadeiras próprias das crianças da época. Pipa,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Cesar Tavares Pereira
Data: 22 de fevereiro de 2005
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.