Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Baú de Memórias

Esta história contém:

Baú de Memórias

Alguns fragmentos da minha vida estão neste baú. A começar pelo próprio baú, feito à mão pela querida Eda, pessoa especial que mora em meu coração. A toalhinha sobre a qual o baú está posicionado foi bordada pela minha amada e inesquecível Vó Dila. À esquerda, os livros de Rubem Alves, Fernando Pessoa e Cecília Meireles contam sobre os meus gostos de leitura, sobre as palavras que me salvam e que constituíram o meu amor pela literatura, pela escrita, iniciados na adolescência. Abaixo dos livros, fotos com minha mamãe e papai falam do maior amor do mundo. Os quatro papéis que estão próximos às fotos são escritos meus. Nas fotos, eu, pequena, no balanço; e a família inteira comemorando a Copa de 2002.

O bilhetinho do Fernando, hoje marido e na época namorado, datado de 26/02/2011, felicitava-me pela formatura em Psicologia e terminava como uma citação de Freud. Fofo demais. O porta-jóias em formato de coração veio da França e foi um presente da Carol, amiga querida, afeto em forma de gente. Ele segura o cartão da Ana Elisa, também grande amiga, que fala sobre nossa trajetória de escolarização, da infância ao ensino superior. As flores têm cheiro de baunilha e foram um presente da Júlia, filha da Eda.

O bilhete em folha de caderno foi escrito pela minha tia Tere, que me fala de coragem. O cartão-postal de Dallas (Texas, Estados Unidos) me recorda das viagens de papai e do meu desejo de conhecer outros lugares do mundo. Embaixo dele, uma folha de papel com uma carta para o anjo da guarda, escrita por mim. Dentro da caixa, eu e a Thaís, minha prima, pequeninas e estarradas na cama mais gostosa... A cama da nossa vózinha Dila. Cheiro de vó Dila. Gosto da comida da vó Dila. Sensação de deitar sobre a colcha bordada. Tudo vem e volta. Vem e volta. Dentro e fora da caixa.

Palavras-chave: infância, fomatura, memórias, avô, baú
Fechar

Baú de Memórias

Dados da imagem Fragmentos da minha vida no baú de memórias.

Período:
Ano 2014

Local:
Brasil / Santa Catarina / Joinville

Imagem de:
Juliana Testoni dos Santos Rengel

História:
Baú de Memórias

Crédito:
Juliana Testoni dos Santos Rengel

Tipo:
Fotografia

Fragmentos da minha vida no baú de memórias.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A história de um cantador de vissungos
Áudio Vídeo Texto

Antônio Crispim Veríssimo

A história de um cantador de vissungos
Com gostinho da Itália
Vídeo Texto

Anna Maria Amato Nardelli

Com gostinho da Itália
De Bau: livro que não acaba mais!
Vídeo Texto

Roberto Francisco de Bau

De Bau: livro que não acaba mais!
Luiz Almeida dos Reis
Vídeo Texto

Luiz Almeida dos Reis

Luiz Almeida dos Reis
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.