Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Remisson Aniceto
Por: Remisson Aniceto, 16 de junho de 2020

A Senhora S

Esta história contém:

A Senhora S

Nos últimos anos tenho sido vítima de um gradativo esquecimento até das coisas mais simples do dia a dia. Deixo aqui um bom exemplo para ilustrar tal situação: ao terminar de coar o café da manhã antes de sair para a lida, esqueço a chama do fogão acesa. Por duas vezes somente neste ano minha esposa telefonou para o meu trabalho me participando deste fato, demonstrando na voz um misto de ira pelo desperdício de gás e preocupação com um possível incêndio. Imagino que ela também estivesse, ambas as vezes, preocupada com a minha saúde mental. Eu poderia descrever uma série de outras falhas da minha mente, coisas que, apesar de eu nunca ter tido uma memória prodigiosa, acreditava que jamais aconteceriam comigo. E estes episódios, antes esporádicos, vão tomando uma proporção que começa realmente a me preocupar. Se antes eu me considerava blindado e até caçoava do esquecimento dos outros, agora percebo que este mal não acomete apenas os mais idosos. Se bem que não sou mais um jovenzinho… Outro dia fui ao supermercado, que fica do lado de casa, comprar uma lâmpada. Quando eu ainda estava na porta da sala, minha esposa pediu-me que comprasse pão e manteiga. "Escreva para não esquecer”, disse. Ora esta, três itens! Não hei de esquecer, não há como esquecer, pensei. Pois não é que comprei o pão e a manteiga e cheguei em casa sem a lâmpada, que era o meu objetivo principal quando decidi ir ao supermercado? Outra vez fui comprar apenas quatro itens, não anotei, esqueci um e tive que ligar do supermercado para a minha esposa e perguntar o que era mesmo que ela havia pedido. Antes, circulei por toda a loja investigando gôndolas e prateleiras, imaginando que ao ver o produto eu me lembraria, mas nada. E olha que cheguei a pegar a embalagem como o produto enquanto rodava pela loja. Mas, para além das explicações da medicina sobre a amnésia e outros diversos tipos de apagões mentais, atualmente as pessoas...

Continuar leitura
Palavras-chave: abandono, loucura, tristeza, idosa

Imagens (1)

Fechar

Período:
Ano 2020

Imagem de:
Remisson Aniceto

História:
A Senhora S

Crédito:
https://bomdia.eu/a-senhora-s/

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
O portuguesinho do navio
Vídeo Texto

Cesário dos Santos Rodrigues

O portuguesinho do navio
Desabandono
Vídeo Texto

Robson de Souza

Desabandono
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.