Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Maria Aparecida Nasser de Melo, 17 de abril de 2024

A história de uma vida, uma história de amor

Esta história contém:

A história de uma vida, uma história de amor

Sou Maria, de uma pequena cidade do interior de São Paulo. Aqui, da Boca da Mata, minha cidade chamada Cajuru (do tupi-guarani kaa Iuru - tão amada! ) . O hino de minha cidade diz \"...aqui eu nasci, aqui me criei e aqui, com a graça de Deus, morrerei\". E espero que assim seja, InshAllah!

Pois não é que, como em toda cidade pequena, há um prefeito, um delegado, um padre, um juiz, uma puta e um louco. Minha narrativa é sobre o louco, também amado, chamado Ronaldo (deu uma rima, mas não a solução rs ), Ronaldo Moreno, aquele que acha, não, aquele que tem certeza de que é um carro (corre todas as ruas da cidade dirigindo veículos imaginários. Meu Dom Quixote de La Kaa Iuru! ).

Eis que Antônio, o santo, foi o responsável por nosso caso amoroso (eu, a adorável Dulcineia, ops, a Cidinha, chamada carinhosamente pelo meu Quixote, o louco da aldeia, de Ci; e chamado por mim de Rô).

Pois bem, voltemos ao santo. Eis que, na festa do dito cujo, havia novena, quemesse, correio elegante, forró, comidinhas várias e... pastel. Ah! como adoro pastel. Pensei vou até lá, compro uns pasteis e volto.

Como boa católica e admiradora de Antônio, o de Pádua, entrei em sua capela. Fiz as genuflexões usuais, me dirigi à imagem do santo e não disse nada, só olhei. Ele, que teve o poder da obquidade, com certeza, sabia a mensagem que eu enviava.

Não sei se disse, mas se já o fiz, que fique registrado novamente: sou machadiana (amo aquele pretinho também) e, assim como Brás, não me casei, não tive filhos, não transmiti ao mundo o legado de nossa miséria. Ah! e também sou professora de literatura, daí minha paixão pelas palavras, pela ficção, pelo mundo dos loucos, dos insanos, das putas, dos marginalizados, dos excluídos, dos incuráveis por Mnenonisi, pela Memória).

Sim, sim, eu sei que dou voltas em círculos concêntricos, que viajo, que mudo de assunto, mas que também sei usar a técnica do flashback e acabo voltando pelo lugar de...

Continuar leitura
Fechar

Pôr-do-sol

Dados da imagem Pôr-do-sol

Imagem de:

História:
A história de uma vida, uma história de amor

Palavras-chave:
sol

Eu e ele

Dados da imagem Eu e ele

Período:
Século 2024

Local:
Cabo De Santo Agostinho

Imagem de:

História:
A história de uma vida, uma história de amor

Castigo

Dados da imagem Castigo

Loucos e santos

Dados da imagem Loucos e santos

Filosofia graduação

Dados da imagem Filosofia graduação

De minha janela

Dados da imagem De minha janela

Shakespeare

Dados da imagem Shakespeare

Dom Quixote, Sancho Pancho, Rocinante e Eu

Dados da imagem Dom Quixote, Sancho Pancho, Rocinante e Eu

Fase do convento

Dados da imagem Fase do convento

Fase islâmica

Dados da imagem Fase islâmica

Eu e eles

Dados da imagem Eu e eles

Meu primeiro amor

Dados da imagem Meu primeiro amor

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma vida de luta
Texto

Clarisse Diniz e Paiva

Uma vida de luta
Movido a paixões
Vídeo Texto

Antônio Leandro Ribeiro

Movido a paixões
Em terras além mar
Texto

Clarisse Diniz e Paiva

Em terras além mar
Todos nós precisamos de amor
Vídeo Texto

Andreia Aparecida Evangelista

Todos nós precisamos de amor

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.