Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

A Aventura da Vida

Esta história contém:

Guaraciaba nasceu na periferia de São Vicente.É filha de descendentes indígenas, assim como seu nome Guaraciaba.

Pertence a uma família numerosa, eram onze filhos, humildes, porém foi educada dentro de valores e princípios cristãos.

Sua primeira festa de aniversário foi realizada por ela mesma quando completou 22 anos.

Casou-se e foi morar em Santo André .

Veio para Indaiatuba, e mesmo já sendo enfermeira voltou a estudar para ser professora, que era seu sonho de infância.

Junto com um de seus irmãos comprou um terreno no bairro Jardim Oliveira Camargo, que era um local de periferia. Um lugar com poucas e humildes casas e ruas de terra. Então, iniciou a primeira entidade do bairro, onde era servida “sopa” para crianças e adultos. Sopa que era preparada com doações recolhidas nas feiras livres.

Trabalhou por 30 anos em escola pública, aposentou-se, mas continua trabalhando, levando a literatura, seu trabalho favorito, a todos a que não tem acesso a essa cultura.

Ama Indaiatuba, principalmente depois que foi construído o CIAEI, que abriga o Teatro. Tem o hábito de levar os assistidos da entidade Casa da Fraternidade, a qual fundou e a preside hoje, para assistir algumas apresentações culturais.

Sua família também é numerosa. Possui sete filhos, sete netos e sete cachorros, mora próximo do Jardim Oliveira Camargo, onde está sediada a entidade Casa da Fraternidade.

Considera também o Parque Ecológico um dos lugares mais bonitos da cidade de Indaiatuba, pois nele as famílias podem realizar piqueniques e caminhadas regularmente. Em sua opinião foi um dos melhores empreendimentos realizados pela Prefeitura.

A Tia Guará, como é conhecida, ficou agradecida pelo nosso convite e deixou-nos a seguinte mensagem:

“Valorizem sua família, sua escola, tudo o que possuem pois o futuro de vocês depende dessa valorização, pois valorizando tudo também estarão valorizando a si mesmos e tornando-se pessoas felizes e...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.