Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo, Afonso Lara

À procura do Ouro

Esta história contém:

À procura do Ouro

Antigo morador da região, Álvaro Diniz já foi vereador da cidade e é um conhecedor da história de Santa Luzia. Ele atribui seu conhecimento sobre o passado da cidade ao convívio com seu sogro, Pedro Lara, filho de Gervásio Lara, um dos herdeiros da Fazenda da Baronesa. Segundo ele, na época da colonização do Brasil, um bandeirante chamado Zé Correia chegou, através do Rio das Velhas, a um ninho de ouro em Sabará. Posteriormente, descendo o rio à procura de mais ouro, Correia chegou a Santa Luzia e fez seu garimpo na região onde hoje é o Mega Space. Tempos mais tarde, abateu-se sobre o lugar uma enchente, e a comunidade que ali havia se formado fugiu e foi para um lugar mais elevado. No alto, fundaram a Igreja Matriz, onde atualmente é o Centro Histórico, que foi chamado a princípio de Bom Retiro.

Álvaro conta a seguinte lenda que deu origem ao nome da cidade. Leôncio, um dos integrantes do grupo de Zé Correia, era cego e um dia puxou na bateia a imagem de uma santa, Santa Luzia, que milagrosamente curou sua visão, batizando assim o nome daquele lugarejo. Em paralelo a esse movimento do garimpo, surgiram as sesmarias, fazendas que o Estado delegava a particulares para o cultivo de alimentos. Uma delas era a Fazenda da Baronesa, personagem que surge na região por volta 1800, cujo título vinha do marido, Manoel Civiliano, que o recebera do Imperador. A Fazenda Baronesa ia do Zero Hora até o Posto Demétrio. Ao redor da fazenda, foram edificados um teatro e um posto de saúde, entre outras estruturas urbanas, as quais geraram boa parte da conformação do Centro Histórico atual.

Em 1915, os irmãos Gervásio Lara e Francisco Lara, este mais conhecido como Chiquinho, compraram a Fazenda da Baronesa e a dividiram entre si. Gervásio ficou com a maior parte, a sede da fazenda, cujas terras se localizavam em direção ao Centro Histórico, abrangendo atualmente os bairros Duquesa I, Duquesa II, Liberdade, Castanheira, Belo Vale, Palmital,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: À procura do Ouro
Personagem: Anônimo
Personagem: Afonso Lara
Autor: Núcleo Museu da Pessoa de Santa Luzia - MG

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Indo ao centro histórico
Texto

Carlos Pacífico de Oliveira Neto

Indo ao centro histórico
A chegada do IFMG–Santa Luzia
Texto

José Cassimiro da Silva

A chegada do IFMG–Santa Luzia
Repasse de saberes
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.