Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Cassimiro conta que, na época do Governo Collor (1990–1992), surgiu um programa chamado Pronaica, e desse programa surgiram duas vertentes: uma delas foi o CAIC, que seria uma escola ampla e com inovações culturais e educacionais. Esse projeto educacional não se sustentou e, com o passar do tempo, os CAICs se tornaram escolas comuns. Posteriormente, os governos passaram o terreno para o Poder Municipal. Contudo, as cidades não conseguiam manter um espaço desse tamanho e, em pouco tempo, o projeto entrou em decadência. Em Santa Luzia, o terreno passou a ter outras utilidades, uma escola menor foi construída ao lado do CAIC. Mais tarde, foi lançado o projeto dos Institutos Federais e Santa Luzia tinha bastante interesse para a implantação de um campus. Assim, o Governo Federal liberou um IF para a região, porém, essa oportunidade quase foi perdida por falta de terreno, surgiu então a ideia de utilizar o terreno do CAIC para a implantação do Instituto Federal. O terreno atendia aos pré-requisitos, dentre eles a metragem quadrada e a localização periférica, sendo assim em fevereiro de 2014, foi inaugurada a unidade Instituto Federal de Minas Gerais, campus Santa Luzia.

A retirada dos programas que atuavam nesse espaço, como o CRAS, o posto de saúde e a assistência social, gerou polêmica entre a população. Porém o mais polêmico foi a retirada da APAE. A implantação da APAE em outro terreno foi complicada, pois o terreno não era de domínio público e se apresentava bastante acidentado.

Texto a partir do relato de José Cassimiro da Silva em entrevista realizada em junho de 2018

Foto: IFMG Santa Luzia antes da reforma da quadra (2018)

Fonte: Acervo projeto Espaço da Memória

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: A chegada do IFMG–Santa Luzia
Autor: Núcleo Museu da Pessoa de Santa Luzia - MG

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma escola que integre o mundo de hoje
Texto
Cheio de energia
Texto

José Geraldo dos Santos

Cheio de energia
Uma busca pela independência e a igualdade
Vídeo Texto

Bernadete Alves dos Santos

Uma busca pela independência e a igualdade
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.