Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 30 de abril de 2003

"Eu entrei na Petrobras em 1º de setembro de 1956"

Esta história contém:

"Eu entrei na Petrobras em 1º de setembro de 1956"

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Wilton Valença da Silva. Nasci em Ilhéus, Bahia, em 22 de outubro de 1933. INGRESSO NA PETROBRAS Meu ingresso foi posterior à criação da Petrobras. Eu estudava no Rio de Janeiro, tive uma doença, cancelei minha matrícula e vim para a Bahia descansar. Quando fiquei bom, aqui no interior, voltei para Salvador, saltei na calçada e aí vi, numa banca de jornal, que até hoje existe lá, “Petrobras, curso de formação de especialista de indústria e petróleo”. Então parei e disse para mim mesmo: “Estou com a minha matrícula trancada, durante 2 anos não posso sair daqui, então vou me matricular nesse curso, para eu sentir realmente na prática, se o que defendi na teoria, na campanha ‘O Petróleo é Nosso’ , estava correto”. Quando cheguei no centro de treinamento, o chefe do centro virou-se para mim, o doutor Salomão, e disse: “Jovem, essa turma sua é a terceira. Você quer fazer primeiro curso ou estágio?” Parei e disse: “Doutor, por que o senhor está me fazenda essa pergunta?” “Estou lhe fazendo essa pergunta, porque das duas turmas formadas, mais de 80% dos formandos desistiram” “Então, bom, se é assim, prefiro fazer o estágio, porque se não me adaptar ao trabalho, nem a Petrobras gasta dinheiro comigo e nem eu perco tempo”. Aí me inscrevi na terceira turma do curso de especialista de indústria e petróleo e fui lotado em Candeias, no histórico Campo de Candeias. Tenho muita saudade de lá, onde surgiu o primeiro campo de petróleo no Brasil, o primeiro ponto produtor comercial é o C1, Candeias 1. Eu entrei na Petrobras em 1º de setembro de 1956. A Petrobras foi criada em 55, 54. Eu entrei, me inscrevi no curso, entrei como auxiliar de campo, e aí me jogaram para trabalhar em Candeias. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Em Candeias de Campo, quando saltei do trem, de noite, já tinha um caminhão esperando. Fui eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A Petrobras é indispensável
Vídeo Texto
"A gente só pode vencer."
Vídeo Texto

Décio Fabrício Oddone da Costa

"A gente só pode vencer."
Eu sou engenheiro civil pela Universidade Federal Fluminense
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.