Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nasci em Montes Claros, norte de Minas Gerais, sertão encantado sempre citado por Guimarães Rosa. Observador nato, nada passa pelos meus olhos sem que eu perceba algum detalhe, porém, com um olhar diferente. Meu processo de criação começou no quintal da minha casa inventando o que brincar. Os palitos e grampos da minha mãe se transformavam em outros objetos, no lugar dos brinquedos, que não tínhamos. Isso me estimulava para a criação, de onde saíam teatrinhos de barro e miniaturas feitas de todos os objetos que eu encontrava.

Na escola, ganhava livros em troca dos mapas que desenhava para as professoras. Cartazes e capas de trabalhos de colegas de toda a sala exibiam minhas ilustrações quando meus cadernos já não tinham mais espaço para desenhos. A feitura da arte se desenvolveu aos meus olhos quando passei a visitar o conservatório de música de Montes Claros, aprendendo muito, especialmente com a educadora Raquel de Paula, grande responsável por abrir meus olhos para a carreira e a experiência como artista. Não posso deixar de citar como fontes de inspiração a literatura – de cujo apreço devo em parte ao professor Ricardo Batista Lopes –, a música, minha experiência no teatro – no qual destaco minha passagem pelo bem sucedido musical Brincando de Brincar, montado pelo Grupo Fibra, da diretora Terezinha Lígia - além de importantes viagens pelo Brasil (graças a parentes espalhados pelos quatro cantos do país).

Tudo isso é parte, me influencia e me abre os horizontes na minha criação. Somam-se a isso os meus constantes questionamentos, pesquisas e minha incansável procura pela novidade e pelo espaço no cenário artístico, tão importantes quando o momento de criação. Em 1996, o artista curitibano Hélio Leites viu uma maquete minha para um cenário teatral e, entusiasmado, me incentivou na criação de objetos em miniaturas, mais precisamente em caixas de fósforo e materiais reciclados. A partir de então as...

Continuar leitura
Fechar

Willi de carvalho e sua obra artística

Dados da imagem personagem: O artista plástico Willi de carvalho<br>historia: Esta foto é de um momento muito feliz da minha vida, pois estava em pleno momento de criatividade e assim estou até hoje.
Foi um up<br>

Período:
Ano 2003

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Imagem de:
Welivander César de carvalho

História:
Willi de Carvalho e sua vida artística

Tipo:
Fotografia

personagem: O artista plástico Willi de carvalho
historia: Esta foto é de um momento muito feliz da minha vida, pois estava em pleno momento de criatividade e assim estou até hoje. Foi um up

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
“Vocês vão ter que me engolir!”
Vídeo Texto

Mario Jorge Lobo Zagallo

“Vocês vão ter que me engolir!”
Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Uma referência para as outras mulheres
Vídeo Texto

Sandra Amarilles Lindolfo

Uma referência para as outras mulheres
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.