Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Vitória Silveira
Por: Museu da Pessoa, 7 de julho de 2025

Vitória e leveza

Esta história contém:

Vitória e leveza

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Vidas, Vozes e Saberes em um Mundo em Chamas

Entrevista de Vitória Silveira

Entrevistada por Luiza Gallo

Alvorada, Rio Grande do Sul, 07 de julho de 2025

Entrevista: PCSH_HV1486

Revisão: Nataniel Torres

P - Primeiro eu quero te agradecer demais por topar conversar com a gente, por estar aqui com a gente nesse lugar, na CUFA, e eu queria que você começasse se apresentando, dizendo seu nome completo, a data e o local de nascimento.

R - Me chamo Vitória Silveira, eu nasci em Guaíba no dia 09 de fevereiro de 2000.

P - E te contaram como foi o dia do seu nascimento?

R - Sim. A minha mãe, ela me teve num... Ela conta que foi um sábado muito chuvoso. Então, a minha avó, ela estava no hospital. Minha avó teve câncer no útero. Minha avó tava no hospital e minha mãe tava quase se parindo. Então, só tinha o meu tio ali pra ajudar ela. Meu pai não se fez presente nesse momento. E aí, a gente mora numa cidade que... A gente tava morando um pouco longe do hospital. Então, tava chovendo muito. Aquela função não existia Uber na época. E aí, eu sei que eles pediram um carro para um vizinho, conseguiram e foram para o hospital. E aí, ela sempre conta. Às oito em ponto, eu não esperei um minuto, nem a mais nem a menos, queria nascer redondinho. Eu nasci e ela sempre fala que está chovia muito, que isso marcou muito ela, mas que foi a primeira filha dela e deu muito orgulho assim para ela.

P - Vocês são em quantos filhos?

R - Somos quatro, é o total, eu sou a mais velha.

P - E como é? Quem são seus irmãos? Como é sua relação com eles?

R - É o Brian, a Isadora e o Bruno. O Bruno veio depois de mim, veio um ano e seis meses também depois de mim, do mesmo pai. E aí seis anos depois nasceu o Brian. Filho do meio. E por último, com 10 anos de diferença entre eu e ela, a Isadora, que é o meu xodozinho, duas irmãs. E a gente sempre se cuidou muito. Então, eu acabei assumindo um pouco de responsabilidade com eles também......

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.