Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Vagas para rapazes

Esta história contém:

Vagas para rapazes

Foi através de um jornal que cheguei até ela. Estava escrito nos classificados: “vagas para rapazes, com telefone”. Que ótimo, pensei. São Paulo era uma cidade que me fascinava, até o nome despertava em mim curiosidade, vontade de conhecer. Acho que pelo que via na televisão, ou talvez pelo que ouvia durante as visitas dos colegas que lá estavam.

Assim que desci do ônibus e me deparei com aquele mundo ao vivo, tão diferente do que eu estava acostumado. Senti um misto de alegria e medo. Alegria por estar ali, medo do que encontraria. Cheguei sozinho, sem nenhuma indicação, sem ninguém pra me orientar, sem nenhum endereço de amigos. “Tenho que prosseguir” Fui até uma lanchonete da Estação Rodoviária, bem perto da estação da Luz, tomei um café com leite e depois comprei um jornal. Foi aí que descobri a pensão da dona Wanda. Como não conhecia nada, fui pegar um táxi e pedi ao motorista que me levasse até o endereço. Rua Conselheiro Nébias, 530. Fiquei impressionado com a resposta dele:

– Não precisa pegar táxi. Este local fica a duas quadras daqui – agradeci e espantado segui as informações do simpático motorista. Dez minutos após eu estava batendo na porta da tal pensão.

Quem me recebeu foi uma moça aparentando mais ou menos trinta e cinco anos, que mais tarde fui descobrir que tinha apenas vinte e cinco e que seu nome era Darlene. Não foi muito simpática a principio; era uma moça negra, extremamente magra, podia se dizer magérrima. Usava um turbante branco e um vestido acima do joelho. Foi logo mandando eu entrar e passou a me mostrar as dependências da casa. Eram quartos com duas e três camas, e no que estava vago eu ficaria com mais dois rapazes. Um não se encontrava, estava trabalhando, e o outro estava dormindo. Darlene falou que ele dormia de dia porque seu trabalho era noturno.

A casa era meio escura, mesmo durante o dia. A impressão que eu tive é que já era noite, mesmo sendo dez...

Continuar leitura

Imagens (1)

Fechar

Foto do autor

Dados da imagem personagem: somente José Genario Machado<br>historia: foi feita para biografia da coletanea do Grupo de Escritores Lagunenses Carrossel das Letras<br>

Período:
Ano 1996

Imagem de:
José Genario Machado

História:
Vagas para rapazes

Tipo:
Fotografia

personagem: somente José Genario Machado
historia: foi feita para biografia da coletanea do Grupo de Escritores Lagunenses Carrossel das Letras

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A história não caminha como se pensa
Vídeo Texto

Breno Augusto dos Santos

A história não caminha como se pensa
Uma mulher apoiando as outras
Vídeo Texto

Ana Lucia Pedro Fontes

Uma mulher apoiando as outras
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.