Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Uma verdadeira lição de vida

Esta história contém:

Maria Pastora Cruz de Lima, nasceu no município de Sena Madureira, no estado no Acre, no dia 08 de Agosto de 1979, filha do senhor Francisco Rodrigues de Lima e da dona Maria do Rosário da Cruz. Seus pais, na época, trabalhavam no ramo de extração de seringa, hoje, são aposentados e vivem em uma colônia localizada na BR 364. Estudou até o 3 ano do ensino médio, porém, não conseguiu terminar seus estudos.

Maria Pastora é conhecida, hoje, como Patrícia, apelido dado por ela, pois ela queria muito mudar seu nome, porém, as condições financeiras não a permitiam. Dona Patrícia viveu com seus pais até os 16 anos de idade, pois, aos 16 anos, ela se casou (não quis dizer o nome do indivíduo), ficou casada 8 anos e teve 3 filhos: Francisco Antônio, de 22 anos, Kleber, de 26 anos e Bruno, de 24 anos, depois desses 8 anos de casamento, ela se separou. Mas, para ela, não foi uma separação muito fácil, como não tinha trabalho, dona Patrícia teve que dar seus filhos para os pais criarem, pois só assim ela poderia procurar um emprego e ter o que mandar a seus filhos, a dor de uma mãe era insuperável, pois ela teve que viver muito tempo longe dos filhos, porque seus pais moravam um pouco distante de onde dona Patrícia vivia. Ela trabalhava ganhando 180 reais na época e, quando recebia, mandava uma quantia para os seus pais, para ajudar no sustento de seus filhos. Durante esse tempo, ela foi humilhada, passou fome e sofreu muito com as circunstâncias em que se encontrava. No ano de 2003, Maria se casou novamente com uma outra pessoa (não quis identificar o nome), porque tinha engravidado novamente, e com essa pessoa viveu uma das fases mais difíceis da sua vida, grávida e com três filhos para cuidar, dona Maria foi bastante humilhada pelo seu atual marido, do qual, durante sete anos, sofreu várias agressões, teve que presenciar seus filhos sendo humilhados dia por dia. Fruto desse casamento, nasceu uma menina chamada Isabele, mas...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariasquenosinspiram

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma super mulher
Texto

Maria de Fátima Correia Lima

Uma super mulher
Biografia de uma mulher exemplar
Texto

Rosemeire Lucas de Lima

Biografia de uma mulher exemplar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.