Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 15 de setembro de 2005

Uma ótima ouvinte

Esta história contém:

Uma ótima ouvinte
Fechar

Com Lena e Toninho

Dados da imagem legenda: Os irmãos Toninho, Berenice e Lena Horta a caminho do Festival de Música da TV Cultura. São Paulo, SP - 2005<br />personagem: Toninho, Berenice e Lena Horta.<br />historia: Maria Berenice Horta de Mello, nasceu em Belo Horizonte nasceu em 9 de junho de 1947. Filha de Dona Geralda Horta de Melo e de Prudente de Melo, Berenice é irmã de Toninho Horta. Formada em História e Ciências Sociais é diretora do Colégio Estadual Central, onde foi realizado o Primeiro Museu Vivo no ano de 2004. Berenice também trabalha na produtora Terra dos Pássaros onde cuida da carreira do irmão no Brasil desde 1986.<br />

Período:
Ano 2005

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Maria Berenice Horta de Melo

História:
Uma ótima ouvinte

Crédito:
Desconhecido

Tipo:
Fotografia

legenda: Os irmãos Toninho, Berenice e Lena Horta a caminho do Festival de Música da TV Cultura. São Paulo, SP - 2005
personagem: Toninho, Berenice e Lena Horta.
historia: Maria Berenice Horta de Mello, nasceu em Belo Horizonte nasceu em 9 de junho de 1947. Filha de Dona Geralda Horta de Melo e de Prudente de Melo, Berenice é irmã de Toninho Horta. Formada em História e Ciências Sociais é diretora do Colégio Estadual Central, onde foi realizado o Primeiro Museu Vivo no ano de 2004. Berenice também trabalha na produtora Terra dos Pássaros onde cuida da carreira do irmão no Brasil desde 1986.

Com Toninho

Dados da imagem legenda: Toninho e Berenice Horta. Ourinhos, SP - 2004<br>personagem: Toninho Horta e Berenice Horta<br>historia: Maria Berenice Horta de Mello, nasceu em Belo Horizonte nasceu em 9 de junho de 1947. Filha de Dona Geralda Horta de Melo e de Prudente de Melo, Berenice é irmã de Toninho Horta. Formada em História e Ciências Sociais é diretora do Colégio Estadual Central, onde foi realizado o Primeiro Museu Vivo no ano de 2004. Berenice também trabalha na produtora Terra dos Pássaros onde cuida da carreira do irmão no Brasil desde 1986.<br>

Período:
Ano 2004

Local:
Brasil / São Paulo / Ourinhos

Imagem de:
Maria Berenice Horta de Melo

História:
Uma ótima ouvinte

Crédito:
Desconhecido

Tipo:
Fotografia

legenda: Toninho e Berenice Horta. Ourinhos, SP - 2004
personagem: Toninho Horta e Berenice Horta
historia: Maria Berenice Horta de Mello, nasceu em Belo Horizonte nasceu em 9 de junho de 1947. Filha de Dona Geralda Horta de Melo e de Prudente de Melo, Berenice é irmã de Toninho Horta. Formada em História e Ciências Sociais é diretora do Colégio Estadual Central, onde foi realizado o Primeiro Museu Vivo no ano de 2004. Berenice também trabalha na produtora Terra dos Pássaros onde cuida da carreira do irmão no Brasil desde 1986.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Museu Clube da Esquina

Depoimento de Maria Berenice Horta de Melo

Entrevistado por Tatiana Dias

Belo Horizonte, 15 de Setembro de 2005

Entrevista: CB046

Transcrito por Leo Dias

Revisado por Bruna Ghirardello

P- Berê, boa tarde, obrigado por ter aceitado o nosso convite, eu queria que você repetisse pra gente o seu nome completo.

R- Maria Berenice Horta de Mello.

P- Data e local de nascimento.

R - 09 de Junho de 1947, nasci em Belo Horizonte.

P- Então Berenice, como que foi, conta pra gente um pouquinho da sua infância, a sua casa, os seus irmãos.

R Minha infância, como a dos meus irmãos, foi uma infância mágica, a gente morava numa casa muito grande, passamos a infância em quintais na rua, era outra época né? Hoje as crianças ficam confinadas e naquela época a gente vivia liberdade total em casa, meus pais trabalhavam fora e depois da escola a gente ficava o dia inteiro brincando, inventando coisas pra fazer e assim, com o sentido muito agregado, era a gente, mais os vizinhos, mais os amigos, a gente liderava assim as brincadeiras na nossa casa, então foi uma infância mágica, assim com muita liberdade, com muita alegria, com muita música, é uma coisa que não acontece tanto né?

P- Você falou agora de música, o que você lembra-se de ouvir mais assim na infância, Berenice?

R Olha é, eu tive o que a minha geração, foi uma geração privilegiada porque eu nasci em 1947, pós-guerra, época dos musicais né, da Broadway e tal, então nós ouvimos os musicais, todos, praticamente todos, porque meu irmão importava os discos com os amigos através do fã clube, então a gente ouvia todos os musicais que aconteciam, e depois da época dos musicais veio a época do rádio, a era do rádio, né, e antes da era do rádio, nos ouvíamos rádios o dia inteiro, essas músicas, tinham músicas do mundo inteiro que tocavam na rádio, não só músicas americanas, mas francesas, cubanas, mexicanas, a gente ouvia de tudo, então depois que...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Decidi dar um voto de crédito para a humanidade
Vídeo Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.