Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Francisco José Maia
Por: Museu da Pessoa,

Uma história de Chico Maia no projeto

Esta história contém:

Eu tenho uma história, trata-se de um relato de transformação e de importância de pequenas coisas que às vezes a gente menospreza, né? A gente trabalhou lá com uma pessoa em Salvador, o nome desse interno, chamava-se Gerson. Gerson era um enigma pra gente porque Gerson era uma pessoa que você olhava para a cara dele tinha vontade de chorar, da expressão de tristeza que ele passava, de angústia, ele tinha, assim, uma aparência sofrível, não é, e Gerson era mais do que analfabeto, Gerson era “analfabruto”, era uma pessoa que não se comunicava, não expressava as suas emoções... A gente tem o costume, assim, de fazer comemorações, acaba-se criando, realmente, um vínculo de amizade com aquelas pessoas, então época de aniversário a gente celebrava, esperava assim, quem era aniversariante do mês a gente fazia aniversário e ele só conseguia expressar os sentimentos dele através dos olhos. A gente olhava pra ele e via aquela pessoa assim sofrível, na hora dele receber um bolo, receber uma coca-cola, se você não se dirigisse para ele, ele não tinha expressão e, lógico, a gente está dentro de um local aonde as pessoas estão na verdade em fila esperando a oportunidade de trabalhar, de gerar alguma renda, de ter a remissão da pena... Tem vários benefícios que o Projeto trás pra pessoa, né, e Gerson não se dava bem em oficina nenhuma, foi para a pintura, não se dava bem: Gerson, meu irmão... Foi pra vela, não dava certo, foi fazer trabalho com embalagem, também não dava certo, a única coisa que restava era o menos provável que era o mais difícil que era serralheria e chegou lá ele se deu bem. Ele começou com os ferros, batendo, torcendo e foi surpreendendo. Nós tínhamos lá, trabalhava conosco, um italiano que passou 8 anos preso lá na Bahia, né, e o italiano adotou o Gerson como, né, pupilo dele e aí cuidava, zelava e tratava e Gerson foi se desenvolvendo e com o trabalho ele começou a se expressar também, ele...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Uma história de Chico Maia no projeto
Local de produção: Museu Da Pessoa
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Francisco José Maia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Meu amado Isidoro, pedaço de minha vida
Vídeo Texto
A contadora de histórias de vida
Vídeo Texto

Sandra Urizzi Lessa

A contadora de histórias de vida
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.