Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Uma biblioteca para chamar de nossa

Esta história contém:

Uma biblioteca para chamar de nossa

Quando eu era pequena, costumava ler por horas a fios, diversos livros. Obrigava meus pais a lerem junto comigo, quando um lendo uma frase ou trecho. Que alegria foi quando minha mãe me levou, pela primeira vez, até a Biblioteca Comunitária Messias de Freitas! A biblioteca tornou-se um vício para mim. Comecei a frequentá-la todos os dias, devorava livros, matava minhas aulas do ensino fundamental no lugar. Os voluntários tornaram-se amigos, os usuários também. O espaço era ponto de encontro para uma juventude que gostava de ler, além de local para interagir com os mais velhos. Tempos dourados foram aqueles em que a biblioteca tinha um lugarzinho no coração do Csu Amazonas, em Contagem! Mas tudo mudou quanto fomos despejados, obrigados a nos alojar em um pequeno recinto comercial, onde os livros ficavam amontoados em estantes que não mais os suportavam, em caixas espalhadas pelo chão e embaixo das mesas que restavam. Aliás, as mesas, que antes serviam para estudar ou reunir alguns amigos, jogar ouija ou qualquer outra coisa, agora ficavam empilhadas no alto das estantes porque não mais cabiam no pouco espaço disponível. Por muito tempo a biblioteca se manteve nessas condições miseráveis, recebendo ajuda de alguns políticos mas que mal davam para pagar despesas com o aluguel. Para sustentar a compra dos livros (carinhosamente adquiridos para atender os caprichos de uma comunidade leitora), eram feitos trabalhos de reciclagem de livros escolares, doados quando perdiam a validade. Mas esses políticos abandonaram o projeto após serem eleitos para cargos mais altos e ninguém mais quis abraçar o projeto. Os ganhos com os trabalhos voluntários não mais custeavam todos os custos da biblioteca e, após 25 anos atendendo a comunidade do bairro Industrial/Amazonas de Contagem, a biblioteca foi fechada e seus livros vendidos para pagar dívidas remanescentes. Me orgulho de dizer que fiz parte dessa história e me entristeço ao lembrar do...

Continuar leitura
Fechar

Biblioteca Comunitária Messias de Freitas

Dados da imagem Biblioteca Comunitária Messias de Freitas

Local:
Brasil / Csu Amazonas, Amazonas, Contagem, Mg

Imagem de:
Camila Evelin Roque

História:
Uma biblioteca para chamar de nossa

Crédito:
Jornal de Contagem

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
biblioteca, biblioteca comunitária messias de freitas, csu amazonas

Biblioteca Comunitária Messias de Freitas

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma visão crítica sobre museus e bibliotecas
Vídeo Texto

Paulo Simões de Almeida Pina

Uma visão crítica sobre museus e bibliotecas
A bibliotecária do sindicato
Texto

Rosana de Freitas

A bibliotecária do sindicato
História de Vida de Evando dos Santos
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.