Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

TERRA PRETA

Um músico do grajaú que canta pelo mundo... Em uma entrevista que fiz recentemente com o artista, para saber um pouco sobre sua carreira, conheci um pouco de sua história e vou deixá - la aqui para quem se interessar. Quem já o viu pêlos palcos da vida conhece a trajetória desse " muléque crescido" como é chamado p e l o s companheiros... Arithon Felipe de Deus , ou mais conhecido como Terra Preta , nasceu em 17/ 07/ 87 (São Paulo). Ano em que acabara os últimos vestígios da ditadura no Brasil. Filho de cristãos protestantes desde criança já se empolgava nos corais da mocidade . Não é à toa: seu pai líder dos corais de canto masculino e sua mãe do feminino. Mas seu interesse musical começa a despertar por volta de seus 8 anos quando acompanhava seus primos nas fanfarras da escola . Sua família tem vestígios musicais desde muito tempo .O avô paterno era o artista da região de onde morava, palavras de seu pai. Toda essa época de sua vida foi assistida no bairro do Jabaquara nas favelas do Vietnã , Reira Rio e Alba que já foram consideradas as mais violentas do Brasil. Foi na terceira série do primário que conheceu a pessoa que lhe mostraria o hip hop. Aos dez anos mudou-se para o bairro chamado Jardim Orion. Seu pai procurava um lugar melhor para viver. Mas esse lugar sofria muito mais com os problemas de violência e também a falta de esgoto e assentamento. Construíram uma casa no Grajaú , bairro que recentemente tinha bastantes terrenos por um bom preço. Foi aí que reencontrou Ezequiel amigo de escola, colecionador de fitas cassete. Ele estava sempre “antenado” nos programas de rap das rádios piratas. A primeira vez que ouviu um rap foi em 1996, uma musica de BONE e 2PAC. E só voltara ouvir agora no fim de 1999... Com 13 anos agora descobrira uma nova cultura: o "hip hop". Não demorou muito para que começassem a escrever com outro parceiro, "El mi", mas só de brincadeira e incansavelmente ouvindo o Cd...

Continuar leitura
Fechar

Terra Preta

Dados da imagem personagem: sem pessoas<br>historia: Está foto na realidade era uma bricadeira de tirar fotos ...
e através desta brincadeirinha, tornou-se algo muito importante para minha vida. Foi neste momento que passei a conhecer a capa do meu CD .. 
Esse foi um momento marcante em minha vida até hoje..<br>

Período:
Ano 2006

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Arithon Felipe de Deus

História:
Terra Preta

Tipo:
Fotografia

personagem: sem pessoas
historia: Está foto na realidade era uma bricadeira de tirar fotos ... e através desta brincadeirinha, tornou-se algo muito importante para minha vida. Foi neste momento que passei a conhecer a capa do meu CD .. Esse foi um momento marcante em minha vida até hoje..

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Preta Rara além da dor
Vídeo Texto
O taxista faixa preta
Vídeo Texto

Manoel Bezerra de Vasconcelos

O taxista faixa preta
“Agora eu posso existir”
Vídeo Texto

Neon dos Afonso Cunha

“Agora eu posso existir”
“Eu vou mostrar para o povo o que é o meu trabalho”
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.