Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Diego Euler Paiva Costa, 30 de julho de 2025

Sul real, um lamaçal de memórias.

Esta história contém:

Sul real, um lamaçal de memórias.

Vídeo

Oi eu sou Diego Costa e o ator como fotógrafo Independência aqui em Porto Alegre a tragédia climática que a gente vivenciou em maio do ano passado foi muito da hora eu nunca tinha passado por uma situação parecida com esta foi a minha primeira experiência com essa emergência climática que estamos vivendo aconteceram duas situação no processo das enchentes ano passado que me marcaram muito a primeira situação foi ali embaixo do viaduto da Alberto Bins a região ela tava bastante lá e tinha um senhor que ele estava Embaixo de uma árvore com as roupas distendida como se fosse um varal e ele estava atordoado ele não sabia como sair daquele como fugir ele não sabia como achar a região seca ele acabou tendo ajuda de algumas pessoas que se encontravam ali para que Ele saísse daquela Loka e outra situação que foi bem pontual foi quando algumas fábricas antes da região central Começar a despejar se os materiais que não iam ser mais utilizados e por mais que eu sou muito triste porque eu vi pessoas que são de baixa renda aglomerados em cestos de lixo e coisas amassadas tentando recolher tudo aqui fosse útil para poder utilizar depois foi uma situação muito complicada porque o meu ver para dentro da tragédia climática havia uma tragédia social e como lidar com toda essa situação aquele me abalou bastante onde está as políticas públicas para dar um pouquinho imagem dignidade para essas pessoas que além de perderem tudo ainda estavam inchar cadas na lama para conseguir recuperar coisas que pudessem ser usadas mas que foram descartadas e aquelas pessoas adentrando na caçamba de lixo foi muito triste porque eram duas tragédias em uma Então por esses dois episódios que me marcaram muito que a partir dessa situação que a gente viveu no passado ainda temos muito o que aprender para poder resgatar um pouco mais de pessoas que perderam todos os seus bens na tragédia Eu tenho algumas fotos aqui que ilustram como é que a cidade ficou área do metrô toda alagada uma máscara com Face shield boiando na água eu espero que tu para mim testemunho de políticas públicas

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um punhado de experiências
Vídeo Texto

Fernando Byington Egydio Martins

Um punhado de experiências
Os valores do esporte a um executivo bem-sucedido
Vídeo Texto

João Guilherme de Andrade Só Consíglio

Os valores do esporte a um executivo bem-sucedido
Olhar inovador na arte
Vídeo Texto

Carlos Eugênio Trevi

Olhar inovador na arte
Valores, ética e respeito
Texto

Fábio Colletti Barbosa

Valores, ética e respeito
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.