Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Luciano Gondim
Por: Luciano Gondim, 10 de junho de 2025

Memórias que valem.

Esta história contém:

Memórias que valem.

Introdução.

MEMÓRIAS QUE VALEM é um relato que me dispus a fazer sobre minha história de trabalho na Cia.Vale do Rio Doce (atual Vale), quando lá cheguei para trabalhar na área de Telefonia em outubro de 1981, egresso de outras empresas, para ser um dos precursores dessa área de serviço, junto com outros colegas. Nele registro fatos e passagens marcantes vividas nesta época até me aposentar em junho de 2009, sempre de forma impessoal, isenta e bastante realista. Na verdade, trata-se de um relato das experiências boas e difíceis passadas nesse período, no qual não me furto em comentar os fatos, inclusive pitorescos, segundo a minha visão crítica. Os nomes das personagens aqui foram omitidos. A pretensão é legar aos mais jovens que hoje lá trabalham, experiências de vida e de luta vividas durante minha passagem por este grande empreendimento da Vale, que é o Projeto Ferro Carajás, desde os tempos pioneiros.

Minha contratação.

E finalmente o tão esperado dia chegou. Era início do mês de outubro de 1981 e após quase três meses de espera, que para mim foi uma eternidade, finalmente fui chamado a comparecer ao novo escritório da Amazônia Mineração (AMZA), ao que tudo indicava, para finalmente ser contratado. Quem me indicou a oportunidade de trabalhar no projeto foi um primo que trabalhava em São Luís, na companhia telefônica local (Telma) e conhecia bem meu futuro chefe que, à época, era o responsável pela área de telecomunicações da AMZA e era um dos pioneiros, desde os tempos que os americanos da US Steel Co detinham os rumos do projeto. Nessa época, eu desejava criar raízes em algum lugar, pois planejava me casar e constituir família após um périplo por diversos lugares no Brasil, trabalhando em empresas da área de Telecomunicações, privadas e estatais. Segundo fui informado, a AMZA era uma subsidiária da Cia. Vale do Rio Doce, empresa que já era conhecida nacionalmente, portanto aquele emprego,...

Continuar leitura
Palavras-chave: cvrd, vale, carajás, são luís, telefonia
Fechar

Terminal IBM

Dados da imagem Eu, na minha sala, trabalhando em um terminal IBM.

Período:
Ano 1983

Local:
Brasil / Maranhão / São Luís

Imagem de:

História:
Memórias que valem.

Eu, na minha sala, trabalhando em um terminal IBM.

Escritório Central Tupy (AMZA/CVRD)

Dados da imagem Foto capturada em frente ao galpão administrativo da CVRD

Período:
Ano 1982

Local:
Brasil / Maranhão / São Luís

Imagem de:

História:
Memórias que valem.

Palavras-chave:
cvrd

Foto capturada em frente ao galpão administrativo da CVRD

Sala Telefonia Tupy

Dados da imagem Sala Telefonia Tupy com o PABX, modelo ESK 400E da Siemens já instalado.

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
Memórias que valem.

Sala Telefonia Tupy com o PABX, modelo ESK 400E da Siemens já instalado.

Primeira Central Digital

Dados da imagem Flagrante na operação da central digital Siemens HCM 300, instalada no CCO.

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
Memórias que valem.

Flagrante na operação da central digital Siemens HCM 300, instalada no CCO.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

FURNAS abriu as portas para o Brasil para mim
Vídeo Texto
A ligação entre as pessoas
Texto

Oswaldo Firmino Júnior

A ligação entre as pessoas
Importante é viver o presente
Texto

Luiz Marcio Ottoni

Importante é viver o presente
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.