Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 17 de abril de 2004

Sou do mundo, sou Minas Gerais

Esta história contém:

Sou do mundo, sou Minas Gerais
Fechar

Retrato Luis Roberto Nascimento Silva

Dados da imagem Retrato de Luis Roberto no dia da gravação de sua entrevista.

Período:
Ano 2004

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte, Mg

Imagem de:
Luis Roberto Nascimento Silva

História:
Sou do mundo, sou Minas Gerais

Crédito:
Associação dos Amigos do Museu do Clube da Esquina

Tipo:
Fotografia

Retrato de Luis Roberto no dia da gravação de sua entrevista.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Museu Clube da Esquina

Depoimento de: Luís Roberto Nascimento Silva

Entrevistado por: José Santos

Local: Belo Horizonte, 17 de abril de 2004.

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista: MCE_CB010

Transcrito por: Marcília Ursini

Revisado por: Grazielle Pellicel Teixeira

P/1 – José Santos

R – Luís Roberto Nascimento Silva

P/1 – Então, boa tarde Luís Roberto.

R – Boa tarde.

P/1 – Queria começar perguntando o seu nome completo, data e local de nascimento.

R – O meu nome é Luís Roberto do Nascimento e Silva. Por isso que agrego um pouco mais os nomes. Nasci em agosto de 1952, no Rio de Janeiro.

P/1 – E você podia contar um pouquinho antes da gente chegar nesse assunto do Clube da Esquina, um pouco da sua trajetória profissional.

R – Bom, fundamentalmente, eu sou advogado com especialização na parte tributária. Uma coisa até curiosa, alguém ligado à cultura ter essa vinculação com a parte tão técnica, com a parte fiscal. Mas sempre estive ligado à criação, à arte. Eu sou poeta. Tenho cinco livros publicados. Quer dizer, a minha vida toda foi, portanto, ligado à vida artística, ao mundo artístico. E no meu escritório, inclusive, eu me especializei muito na parte de direito autoral e na proteção dos direitos de vários artistas no Rio de Janeiro e depois aqui em Minas. Por conta dessa trajetória, a minha vida profissional também depois acabou desembocando na vida política. Eu sou professor também de Direito. Depois de 1993, eu fui convidado pelo, então, presidente Itamar Franco, para conduzir o Ministério da Cultura. E nesse período de um ano e dois meses, exerci o comando no Ministério e pude realizar, em conjunto, com a classe um grande movimento em torno da legislação do audiovisual. Depois, por razões pessoais, eu vim morar em Minas Gerais. A minha família é daqui, a minha mãe nasceu aqui. O meu pai nasceu em Itajubá. A família de minha mulher também é mineira. Eu sempre mantive relações...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Trabalhando com as leis
Texto

Roberto Akiau

Trabalhando com as leis
Conviver com as diferenças
Vídeo Texto

Ericson Crivelli

Conviver com as diferenças
A epopeia de um burguês socialista
Vídeo Texto
O defensor dos Sateré-Mawé
Texto

Dalmo de Abreu Dallari

O defensor dos Sateré-Mawé
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.