Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 23 de novembro de 2021

Sonho Nosso

Esta história contém:

Sonho Nosso

Vídeo

Minha mãe era dona de casa e fazia pequenos serviços de limpeza, às vezes lavava roupa. Meu pai era mecânico, depois ele passou a trabalhar como gerente em uma loja de autopeças. Morávamos no centro da cidade, onde estão as casas mais antigas e históricas do município. Era um bairro sossegado, a gente brincava com os vizinhos na rua, a casa era próximo da escola, da farmácia, do armazém… a cidade era muito pequena. Estudei do primeiro ao quarto ano na escola Doutor Fernando Costa, era o único grupo escolar que tinha em Barra Bonita, depois foram abrindo outras escolas. No ginásio fui para outra escola, onde eu me aposentei. Trabalhei na escola que estudei a vida inteira.Eu sofri muito com a minha timidez. As professoras estimulavam a gente a cantar,e eu não conseguia. Então não foi uma coisa fácil de superar. Sempre sofri bastante para fazer novas amizades, sou uma pessoa muito retraída, então não fui muito aberta a novas amizades.Às vezes ia com uma ou duas amigas ao cinema. Em Barra Bonita tem um rio muito bonito, que é o rio Tietê, e aqui ele é muito exuberante. Eu ia passear muito lá na beira do rio, que tem uma praça, e ficava muito tempo ali na adolescência. Período difícil também, porque adolescente... trabalhar, estudar... não é fácil não.Comecei a trabalhar muito cedo, eu tinha doze anos, trabalhava, estudava e ajudava minha mãe com meus irmãos. Sempre fui muito presente com meus irmãos, sempre fui meio caseira. Comecei a trabalhar de vendedora na Casas Pernambucanas. Uma pessoa tímida é difícil trabalhar com vendas, porque você tem que abordar as pessoas.

Quando entrei na faculdade eu tinha dezessete anos, e comecei a trabalhar na Casa da Criança, porque eu fazia pedagogia e era como um estágio. Trabalhei quatro anos lá, um período que eu gostava muito, sempre gostei de trabalhar com crianças. Com o dinheiro, antes da faculdade, eu ajudava os meus pais e me mantinha com meus gastos, com sapato, os livros,...

Continuar leitura
Fechar

Aniversário de dois anos

Dados da imagem Essa foto retrata o aniversário de dois anos da Denise. Ao seu lado estão seus pais.

Período:
17/01/1962

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
Denise Aparecida Chagas Ferrinho

História:
Sonho Nosso

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
família, pais, aniversário, criança, comemoração

Essa foto retrata o aniversário de dois anos da Denise. Ao seu lado estão seus pais.

Seu casamento

Dados da imagem Essa foto retrata um dia muito feliz em sua vida: o dia do seu casamento.

Período:
Ano 1985

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
Denise Aparecida Chagas Ferrinho

História:
Sonho Nosso

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
casamento, noivos, amor, noiva, noivo, vestido de noiva

Essa foto retrata um dia muito feliz em sua vida: o dia do seu casamento.

Mãe e filho

Dados da imagem Um almoço com seu filho.

Período:
Ano 2013

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
Denise Aparecida Chagas Ferrinho

História:
Sonho Nosso

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
almoço, restaurante, filho, mãe, família

Um almoço com seu filho.

Casamento do filho

Dados da imagem Casamento do seu filho João na Igreja Católica. Um dia emocionante, inesquecível.

Local:
Brasil / São Paulo / Barra Bonita

Imagem de:
Denise Aparecida Chagas Ferrinho

História:
Sonho Nosso

Crédito:
Acervo pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
casamento, igreja, filho, barra bonita, noivos

Casamento do seu filho João na Igreja Católica. Um dia emocionante, inesquecível.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.