Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Andrea Porcelli
Por: Museu da Pessoa,

Sonho de viajar, graças ao Brasil

Esta história contém:

Sonho de viajar, graças ao Brasil

Vídeo

Eu sou Andrea Porcelli. Eu nasci em sete de dezembro de 1998, em uma cidade na Itália que se chama Latina, muito perto de Roma. Meu pai é Franco Porcelli, minha mãe é Frasca Vincenza. Minha mãe e meu pai moravam na mesma cidade, onde eu moro, que não é Latina, mas é uma cidade menor, mais perto de Roma. É no meio, entre a Roma e Latina. A história não é uma história tão boa assim, mas eles se encontraram, eu acho, depois eles namoraram, si sposarano [se casaram], nasceu o meu irmão mais velho, depois de quatro anos, eu. A minha família não é uma família rica, é uma família humilde, só que é também uma parte importante da minha vida contar, porque se eu sou assim agora é [pela] minha família.

A minha infância foi legal. Eu gostei muito. Porque a minha cidade é uma cidade tranquila, com segurança, a gente podia jogar na rua. A gente jogava futebol, a gente saía pra uma pizza. Podia sair também se eu tinha só dez anos, ou só nove anos, a gente podia sair, o problema não era isso, a gente podia fazer tudo. Claro, não podia ficar até meia-noite, mas já pra um menino de nove anos, ficar na rua até dez horas era muito, sentia mais velho do que era. E depois é uma cidade muito, muito linda, é uma cidade medieval, muito velha, e todas as ruas são maravilhosas. Então ficar na rua só pra brincar com amigos, falar, até hoje eu gosto, porque só ficar na minha cidade já é uma coisa maravilhosa. Tem muitas festas medievais, onde a gente usa roupa medieval. Tem corrida de cavalo com jogos medievais. A gente faz isso uma vez por ano e demora uma semana, mais ou menos. É muito legal.

Ano passado foi que escolhi de viajar. Eu nunca tive na minha mente de ficar um ano fora da minha casa, porque eu tenho que falar no começo que adoro a minha vida na Itália. Eu amo a minha vida na Itália. Eu tenho muitos amigos que adoro, tenho bons professores, uma família maravilhosa, e também tenho a namorada. Mas, não sei, eu tinha...

Continuar leitura
Fechar

Com o time de futebol

Dados da imagem Lino, Miccinilli, técnico

Período:
Ano 2014

Local:
Itália / Italia

Imagem de:
Andrea Porcelli

História:
Sonho de viajar, graças ao Brasil

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
futebol, itália

Lino, Miccinilli, técnico

Fonte Nova

Dados da imagem No estádio de futebol.

Período:
Ano 2015

Local:
Brasil / Bahia

Imagem de:
Andrea Porcelli

História:
Sonho de viajar, graças ao Brasil

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
futebol, intercâmbio, fonte nova

No estádio de futebol.

Com o irmão hospedeiro

Dados da imagem Remando no Morro de São Paulo na viagem de Natal com a família hospedeira.

Período:
Ano 2015

Local:
Brasil / Morro De São Paulo

Imagem de:
Andrea Porcelli

História:
Sonho de viajar, graças ao Brasil

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
férias, intercâmbio, afs, família hospedeira, afs intercutlura brasil

Remando no Morro de São Paulo na viagem de Natal com a família hospedeira.

Com amigos, antes do embarque

Dados da imagem Em Roma, antes da viagem do intercâmbio.
Jacob Stalla, Andrea, Enrico Villani, Ricardo Spigno.

Período:
Ano 2015

Local:
Itália / Roma

Imagem de:
Andrea Porcelli

História:
Sonho de viajar, graças ao Brasil

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
viagem, roma, afs, intercambista, afs itália

Em Roma, antes da viagem do intercâmbio. Jacob Stalla, Andrea, Enrico Villani, Ricardo Spigno.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Bom, Andrea, muito obrigada por você ter se deslocado até São Paulo pra contar essa sua história pra gente. E pra começar, eu queria que você falasse o seu nome completo, a data do seu nascimento e a cidade em que você nasceu.

R – Eu sou Andrea Porcelli. Eu nasci em sete de dezembro de 1998, em uma cidade na Itália que se chama Latina, muito perto de Roma.

P/1 – E qual o nome dos seus pais?

R – Meu pai é Franco Porcelli, minha mãe é Frasca Vincenza.

P/1 – E os avós?

R – Os avós, o pai do meu pai é Nicola Porcelli, Maria Passeri, os pais da minha mãe são Guglielmo Frasca, Maria Domenica Stirpe.

P/1 – E conta pra gente um pouquinho da história da sua família. O que você sabe dessa história?

R – Minha mãe e meu pai moravam na mesma cidade, onde eu moro, que não é Latina, mas é uma cidade menor, mais perto de Roma. É no meio, entre a Roma e Latina. A história não é uma história tão boa assim, mas eles se encontraram, eu acho, depois eles namoraram, si sposarano [se casaram], nasceu o meu irmão mais velho, depois de quatro anos, eu.

P/1 – E você sabe um pouquinho dos seus avós?

R – Meu avô, o pai da minha mãe, não morava na mesma cidade onde eu moro, era muito mais longe da minha cidade. Ele morava na mesma região, mas no interior. E ele tinha um trabalho junto com o pai dele, que ele era um vendedor e com o carro chegava de onde ele morava até a cidade onde eu moro. Aqui ele encontrou a minha avó. A história da minha avó eu gosto muito, porque ela sempre contava pra mim. A minha avó não era órfã, mas morava em um orfanotrofio [orfanato]. A mãe dela morreu e o pai dela trabalhava, não morar com ele, porque não tinha dinheiro suficiente para sostenerla [sustentá-la]. Ela morava junto com irmãos dela no orfanotrofio [orfanato]. E na época da Segunda Guerra Mundial, ela sempre me contava como era difícil viver no período de guerra. E contava histórias das bombas na cidade. E sempre,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Intercambista, voluntária e mãe - hospedeira e de intercambista
Vídeo Texto
A antropóloga interculturalista
Vídeo Texto

Lucy Paixão Pinhares

A antropóloga interculturalista
100% envolvida
Vídeo Texto

Cláudia Andrade Crispi

100% envolvida
Não é só trabalho, cultura enraizada
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.