Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

SAGA DE UM IMIGRANTE - IV

Esta história contém:

SAGA DE UM IMIGRANTE - IV

Estava indo tudo bem. O sítio estava pronto, bonito, a lavoura formada, bem cuidada, os vizinhos eram todos amigos, parecia uma família, era uma alegria viver ali. Havia festas, rezas, bailes, danças, cantoria, colheitas boas, fartura. Os filhos já estavam todos casados, os netos estavam chegando, era só alegria e contentamento, realização, sonho realizado. Um dia Santo Caleffi, como fazia todo dia, foi fazer sua caminhada pelo cafezal. Pegou seu chapéu de palha, seu canivete de cabo de osso, pôs numa bainha na cintura, pegou o seu bambu, que ele tinha costume de carregar consigo sempre, era como se fosse um cajado seu, para tocar algum animal que estava no meio do caminho, algum bicho estranho, algum cachorro que lhe investisse ou para bater nos ramos e galhos das árvores mais altos para verificar se estava tudo bem com eles ou até mesmo para ele se apoiar quando se sentisse meio cansado da caminhada, enfim, servia para tudo, era seu companheiro inseparável. Estava caminhando nas ruas de café, pés de café enormes, viçosos, limpos, já podados, arruados, esperando a florada e a próxima colheita, de repente ele olha e vê numa das folhas do enorme pé de café que toca seu rosto, algo diferente que ele não tinha visto ainda ali no cafezal, pega uma folha na mão e nota algo estranho, uma folha estava manchada de amarelo, parecia uma ferrugem.

-O que será isto?! Parece uma ferrugem, é a primeira vez que vejo isto no nosso cafezal, pensou Santo Caleffi.

-Não deve ser nada não, falou Santo Caleffi.

-Mas é bom ficar atento, pensou. -Não vou contar para os meninos ainda não, pode ser que não seja nada e só vou assustar os meninos, ponderou Santo.

-Preciso ver primeiro se é só uma folha em um pé de café ou será mais grave e tem nos outros pés de café também, Pensou Santo.

-Espero que não, que seja só algumas folhas e não seja nada mais grave, falou Santo Caleffi.

-Mas vou ficar atento, pensou Santo.

Passado mais tempo, em outra...

Continuar leitura
Palavras-chave: café, marialva, caleffi, santo
Fechar

SAGA DE UM IMIGRANTE - IV

Dados da imagem SAGA DE UM IMIGRANTE - IV

Imagem de:
João Ivo Caleffi

História:
SAGA DE UM IMIGRANTE - IV

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
café, marialva, santo caleffi, ferrugem

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Trazendo a cultura do café para a Amazônia
Vídeo Texto
Café sempre
Vídeo Texto

Silvano Bonjiovanni

Café sempre
Interesse pela história de si e de todos
Vídeo Texto
A vida da gente teve muitas passagens
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.