Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Robson de Souza

ROBSON DE SOUZA EX- MENINO DE RUA

Esta história contém:

ROBSON DE SOUZA EX- MENINO DE RUA

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

Robson teve todas as oportunidades e também vários motivos para se perder na rua. Aos 03 meses de idade foi abandonado por sua mãe biológica na porta de uma vizinha em Nilópolis, que o criou até os 08 anos, quando então, ela morreu. A partir desse momento, a vida do pequeno Robson virou de “cabeça para baixo”. Depois de passar alguns dias na casa de pessoas amigas, acabou fazendo das ruas de Nilópolis e, posteriormente das ruas do Centro do Rio de Janeiro, a sua casa. Na luta pela sobrevivência, passou por muitas experiências e situações horríveis. Até que um dia conheceu alguém que lhe falou sobre o Juizado da Infância e da Juventude. Resolveu ir até lá conhecer. Robson passou por várias Instituições. Na Fundação para a Infância e Adolescência – FIA/RJ teve a oportunidade de estudar e fazer cursos, frequentando o Programa para formação de Patrulheiro da FEEM, atual FIA, formou-se e foi indicado para estagiar no Juizado de Menores da Comarca da Capital. Os horizontes começaram a despontar para o jovem Robson. Conheceu e se tornou “afilhado” do ator Stepan Nercessian, que lhe proporcionou sua primeira festa de aniversário, fato muito marcante em sua lembrança e que lhe incentivou para fazer cursos de teatro, entre outras coisas. Como mãe adotiva, encontrou a atriz Zezé Motta, que o levava para passar os finais de semanas e datas festivas (Aniversário, Natal, Ano Novo etc.) na sua casa, e depois de algumas festas foi adotado pela atriz. Apesar de tudo o que viveu Robson pode dizer que saiu vitorioso da “escola da rua” : Foi o primeiro patrulheiro residente de abrigo a estagiar no Juizado da Infância e da Juventude; É autor de 03 (três) peças teatrais (cadastradas na Biblioteca – RJ);O Foi vencedor dentre 689 (seiscentos e oitenta e nove) candidatos do concurso da bandeira da 1ª Vara da Infância e da Juventude. Sua bandeira foi escolhida para ser o símbolo...

Continuar leitura
Fechar

Robson com sua mãe Zezé

Dados da imagem Robson com sua mãe Zezé

Imagem de:
Robson de Souza

História:
ROBSON DE SOUZA EX- MENINO DE RUA

Tipo:
Fotografia

Rede Cultura Social

Dados da imagem Rede Cultura Social

Imagem de:
Robson de Souza

História:
ROBSON DE SOUZA EX- MENINO DE RUA

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.