Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: トラッシャー・サング, 23 de maio de 2024

Relato João Lopes

Esta história contém:

Relato de João Lopes

João Lopes. Relato Pessoal. São Paulo, 2024.

---

Nasci em 1985 na vibrante cidade de São Paulo. Cresci em um bairro de classe média chamado Vila Mariana, um lugar que guardo com carinho nas minhas memórias. Naquela época, São Paulo já era uma metrópole pulsante, mas ainda preservava alguns resquícios de um ritmo mais tranquilo, especialmente nos bairros residenciais.

Minha infância foi marcada por brincadeiras na rua, algo que se tornou raro com o passar dos anos. Jogávamos bola, andávamos de bicicleta e soltávamos pipa no céu azul poluído, mas ainda assim encantador. Lembro-me do cheiro das árvores no Parque Ibirapuera, onde meus pais me levavam aos domingos para correr e brincar. O parque era um oásis verde em meio ao cinza da cidade, um lugar onde podíamos escapar da agitação.

Aos sete anos, em 1992, comecei a frequentar a escola primária. Estudei em uma escola pública, a EMEF São Paulo, onde fiz amizades que duram até hoje. As salas de aula eram simples, mas cheias de vida. Meus professores eram dedicados e faziam o possível para nos ensinar com os poucos recursos disponíveis.

A década de 90 trouxe muitas mudanças. A economia brasileira enfrentava altos e baixos, e meus pais, como muitos outros, tiveram que se adaptar a esses tempos incertos. Meu pai trabalhava como contador em uma pequena empresa, e minha mãe era professora de matemática. Eles sempre valorizaram a educação e fizeram o possível para que eu e meus irmãos tivéssemos oportunidades melhores.

Em 1998, comecei o ensino médio na Escola Estadual Rodrigues Alves. Foi uma época desafiadora, mas também emocionante. A tecnologia começava a fazer parte do nosso cotidiano, e eu ficava fascinado com os computadores e a internet, que ainda estavam engatinhando. A internet discada, com seu característico som de conexão, abriu um mundo novo de possibilidades e conhecimento.

A virada do milênio foi um marco incrível. Em...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Preta Rara além da dor
Vídeo Texto
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
A era do resultado
Texto

Luiz Carlos Soares de Souza Rodrigues

A era do resultado
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.