Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 12 de dezembro de 2024

Francis Bacon, a arte do sublime

Esta história contém:

Francis Bacon, a arte do sublime

Francis Bacon, a arte do sublime

Por Angelo Brás Fernandes Callou

\\\"Viemos ao mundo com um grito

E muitas vezes também morremos com um grito.

Talvez o grito seja o símbolo mais direto da condição humana.\\\" (Francis Bacon)

Pela primeira vez, Francis Bacon aterrissa no Brasil para uma exposição individual. As carnes humanas de sua pintura estão dependuradas nas paredes do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em Francis Bacon: A Beleza da Carne, sob a organização de Adriano Pedrosa e Laura Cosendey.

Ao observar, de perto e a distância, os quadros de grandes proporções pintados por Francis Bacon (1909-1992), experimentei, involuntariamente, uma espécie de mergulho acelerado na memória, não condizente com os passos lentos que me levavam ao longo da sala da exposição.

Tudo o que havia visto com meus próprios olhos dos órgãos internos dos animais (dos humanos apenas ousei vê-los, por meio da exposição O Fantástico Corpo Humano, de 2014, com corpos reais plastificados), veio à baila durante a exposição: as carnes bovinas dependuradas em grandes ganchos no Talho Municipal de Pesqueira, na infância; ainda lá, a cena do sangue jorrando pela jugular de um boi sacrificado, colhido pelas mãos de uma mãe, que oferece uma porção ao filho, para fortificá-lo; as vísceras das galinhas abatidas em casa e, mais adiante, os peixes eviscerados por mim mesmo para estudo, quando aluno do curso de Engenharia de Pesca. Nunca mais quero ver essas cenas. Foram em demasia!

Mas nada disso foi suficiente para enfrentar A Beleza da Carne de Francis Bacon. As vísceras humanas, nas telas do pintor irlandês, arrisco dizer, só podem ser vistas pela arte ou, numa outra perspectiva, pela palavra, na psicanálise.

Bacon nos oferece com sua pintura uma espécie de lupa, ou melhor, um olhar sensível, capaz de enxergar, não as vísceras humanas propriamente ditas, essas por demais conhecidas nos compêndios de Biologia, mas os corpos sob...

Continuar leitura
Fechar

Floresta imaginária

Dados da imagem Floresta imaginária

Local:
Brasil / Pernambuco / Recife

Imagem de:

História:
Francis Bacon, a arte do sublime

Crédito:
Angelo Brás Fernandes Callou

Palavras-chave:
pintura, papel, acrílica

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Olhar inovador na arte
Vídeo Texto

Carlos Eugênio Trevi

Olhar inovador na arte
Minha vida: um palco iluminado
Vídeo Texto

Mariana Pabst Martins

Minha vida: um palco iluminado
Às margens do Ipiranga
Vídeo Texto

Denise Cristina Carminatte Peixoto Abeleira

Às margens do Ipiranga

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.