Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Raphael Cruz Lima
Por: Museu da Pessoa,

Rafael Cruz Lima

Esta história contém:

P - Eu queria que você dissesse seu nome, data e local de nascimento. R - Rafael Cruz Lima, São Paulo, 31 de março de 1984. P - O que você faz? Por que você está aqui no fórum? P - Eu estou estagiando. Na verdade eu estou num choque cultural comigo mesmo, uma coisa meio que freudiana, procurando me encontrar. Eu acho que através do fórum eu tenho uma possibilidade maior, através de uma outra cultura poder abrir a minha mente, basicamente é por isso que eu estou nesse fórum. P - Você trabalha com alguma coisa ligada a esta área de cultura? R - De cultura não. P - Você trabalha com o quê? R - Trabalho com estágio, papel, burocracia, uma coisa maçante e muito chata. P - Talvez um pouco por isso que você esteja buscando... R - Talvez seja por isso, é uma coisa assim que eu não sei, eu sempre comento com as pessoas e outras também sempre dão uma dica. Falam: "Você não tem a ver com isso daí." E realmente acho que não tenho mesmo, na verdade você está ali, às vezes você está mexendo com um papel, você está trabalhando no estado, mas dentro de um aspecto burocrático é uma coisa que te limita muito a pensar, você fica um mecânico, você vira uma máquina, uma máquina humana. Então isso é uma coisa que, como eu já tinha dito anteriormente, eu estou aqui para isso, tentar mudar um pouco. P - Você conhece algum trabalho vinculado à memória? Algum tipo de projeto? R - Profundamente não conheço, conheço, assim, sei de algumas coisas em museu; em Mairiporã, onde meu pais moram, tem um trabalho de resgate histórico da cidade, junto com os indígenas. Uma análise da cidade, que apesar de estar vinculada à metrópole, São Paulo, interligada, é uma cidade que até hoje tem uma raiz oligárquica, tem um trabalho em biblioteca. P - O que você conhece da história da cidade? R - A cidade, Mairiporã, que significa aldeia pitoresca, ela foi na verdade colonizada, como vários lugares do Brasil, por terra de...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Rafael Cruz Lima
Local de produção: Fórum Cultural Mundial, Anhembi, São Paulo-sp
Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Raphael Cruz Lima

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Aceitou as lutas, venceu todas as batalhas
Vídeo Texto
Por trás dos primeiros prédios de São Paulo
Vídeo Texto
Ser homem é uma prisão
Vídeo Texto

Laerte Coutinho

Ser homem é uma prisão
“Foi um divisor de águas na minha vida”
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.