Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Itamar Xavier de Camargo, 24 de agosto de 2019

Professor Itamar Xavier

Esta história contém:

Professor Itamar Xavier

Vídeo

O professor Itamar Xavier nasceu em um bairro da periferia de São Paulo, onde morou em uma comunidade carente junto com seus pais até completar 6 anos de idade; os pais, analfabetos, não tiveram acesso a bens culturais e aos livros, o que, segundo Espindola (2012) tem como consequência a desigualdade cultural e social. Outros estudiosos também apontam a falta de acesso aos bens culturais, em especial os livros, como causa da dificuldade na resolução dos problemas encontrados no dia a dia e na falta de autonomia para tomar decisões.

Aos 6 anos de idade, seus pais se tornaram moradores de rua, o levando a morar com um casal de tios. Seu tio, alcoólatra, e, também, analfabeto, não teve acesso adequado aos livros e bens culturais. Morou com eles até completar 13 anos de idade, quando após vivenciar uma série de violências e abusos, confrontou seu tio que o mandou embora de sua casa. Após ser mandado embora da casa dos tios, foi morar com sua avó em um bairro no extremo sul da zona sul de São Paulo “Parelheiros”; onde, nos anos 90, jornais divulgavam, em suas notícias, ser esse um dos bairros mais violentos do pais. Nesse lugar, teve suas primeiras experiências com drogas e o mundo do crime.

Nunca havia lido um livro em toda sua trajetória de vida, quando, então, foi preso e cumpriu medidas socioeducativas na antiga FEBEM, Fundação Estadual do Bem-estar do Menor. Nessa instituição, teve seu primeiro contato prazeroso com um livro; de castigo, por brigar e agredir um outro interno e, trancado no isolamento, teve contato com um objeto de leitura, um livro de Paulo Coelho, chamado Veronica Decide Morrer. Havia tentado, anteriormente ler outras obras, mas, os livros não lhes eram atrativos, não conseguia permanecer lendo e, na escola, os professores fracassavam em suas tentativas de convence-lo, mas trancado naquela sela, era a única coisa que podia fazer. Começou com as leituras comerciais, mais fáceis de compreender;...

Continuar leitura
Fechar

Maior imagem feita com lixo eletrônico do Brasil.

Dados da imagem Estabelecimento de um recorde nacional

Imagem de:
Itamar Xavier de Camargo

História:
Professor Itamar Xavier

Crédito:
Bruno Garcia

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
arte, artista, artista plástico

Estabelecimento de um recorde nacional

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Professor por vocação
Texto

Edésio del Santoro

Professor por vocação
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.