Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Primeiro de Maio de 1500 mais 500 anos

Esta história contém:

Primeiro de Maio de 1500 mais 500 anos

Primeiro de Maio de 1500 mais 500 anos De: Pero Vaz de Caminha Para: Dom Manuel Querido rei chegamos ao Brasil. Cá encontramos um grande e belo país. Foi um tanto complicado atracarmos, mas gastando alguns escudos com uns meninos guardadores de naus, conseguimos uma boa vaga no porto. Eu não via a hora de contar-lhe tudo sobre essa apaixonante e incrível aventura de descoberta. Pensei em mandar-lhe um FAX, fazer-lhe um DDD, mas como o momento é de navegação, resolvi enviar-lhe este e-mail pela Internet. Mando-lhe também algumas fotos anexadas, para que Vossa Majestade possa conferir a beleza do lugar, com lindas praias, coqueiros, areia branca e bandos de índios a protestar por terem sido preteridos nesses últimos 500 anos. Majestade o país é bom e generoso. E veja bem que essa não é uma opinião somente minha, mas é compartilhada grandemente pelos políticos daqui. Há terras e sem-terras a perder de vista. Tudo que é lançado ao solo cresce, floresce e se multiplica, inclusive variados tipos de corruptos. O povo brasileiro é muito econômico e uma grande maioria das famílias não gasta mais que R$151,00, para todas as despesas com saúde, alimentação, educação, transporte e tudo mais, incluindo o lazer. Coisa de fazer inveja... Um pequeno grupo de abnegados, precisa receber R$3000,00 mensais para auxílio-moradia. Vá lá se saber das precárias condições de moradia a que tais infelizes devem estar sendo submetidos... A democracia viceja em todo país, principalmente no que diz respeito à arrecadação de impostos. O direito de pagar é exercido pela grande maioria. Mas como em toda regra há exceção, uma pequena parte não paga praticamente nada. Não é que eles não queiram pagar, é que são penalizados por uma legislação que impede a taxação dos altos lucros que conseguem. É uma coisa cruel e discriminatória para com esse pequeno grupo de banqueiros e grandes empresários, que a despeito de todos os infortúnios...

Continuar leitura
Fechar

Moinho Fabbrini

Dados da imagem personagem: Jovens da Família Fabbrini
Ivone, Julieta, Marina, Ercília e Luiza
historia: Trata-se de uma foto em São Bernardo do Campo que mostra o Moinho Fabbrini, que deu origem a avenida de mesmo nome naquele local. Esse moinho funcionou até 1943, ano em que faleceu o meu avô, Fabrizio Fabbrini, que foi um dos pioneiros na industrialização daquela região.

Ivone e Julieta são filhas de Luiza, que aparece na foto
Maria e Ercilia, são filhas de Carlos, que não aparece na foto
Luiza e Carlos eram filhos de Fabrizio Fabbrini.

Período:
Ano 1942

Local:
Brasil / São Paulo / São Bernardo Do Campo

Imagem de:
Osvaldo Fabbrini

História:
Primeiro de Maio de 1500 mais 500 anos

Tipo:
Fotografia

personagem: Jovens da Família Fabbrini Ivone, Julieta, Marina, Ercília e Luiza historia: Trata-se de uma foto em São Bernardo do Campo que mostra o Moinho Fabbrini, que deu origem a avenida de mesmo nome naquele local. Esse moinho funcionou até 1943, ano em que faleceu o meu avô, Fabrizio Fabbrini, que foi um dos pioneiros na industrialização daquela região. Ivone e Julieta são filhas de Luiza, que aparece na foto Maria e Ercilia, são filhas de Carlos, que não aparece na foto Luiza e Carlos eram filhos de Fabrizio Fabbrini.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Pensando o social fora da caixa
Texto
Cheio de energia
Texto

José Geraldo dos Santos

Cheio de energia
Veículos em Campinas
Vídeo Texto

Geraldo Aparecido Rossi

Veículos em Campinas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.