Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Elizabete Pazeto
Por: Elizabete Pazeto, 2 de novembro de 2016

Piquenique ou farofa?

Esta história contém:

Piquenique ou farofa?

Das mais doces lembranças que tenho de minha infância, com certeza, os piqueniques que fazíamos estão no topo! Não tinha dia, nem hora! Papai tinha um pequeno comercio na frente de nossa casa, e só precisava "pintar" uma vontade e ele não pensava duas vezes em trancar as portas, juntar a criançada toda da rua, convidar mais uns 2 amigos e a família, e lá íamos todos. Naquela época, poucas pessoas tinham automóvel, então, na maioria das vezes, o passeio era a pé mesmo! O arsenal que tínhamos que levar era tamanho, que não ficava criança sem carregar alguma coisa. Levávamos panelas, pratos, frangos ( muitas vezes, ainda vivos), refrigerantes, verduras!

Quando lá chegávamos, já estávamos exautos, mas, como a euforia infantil era sempre maior que o cansaço, corríamos logo tomar nosso banho de rio, e de lá não saíamos enquanto a comida não estivesse pronta! Os adultos se acomodavam a olhar as crianças, e depois a preparar "o rango". Papai subia as encostas do rio à procura de palmito, e raras vezes não conseguia trazê-lo. Naquela época, retirar palmito do mato não era crime ambiental como é agora. Se fosse hoje seria "crime inafiançável". Como as coisas mudam em tão pouco tempo, chega a ser assustador!

A hora da comida também se transformava numa alegria, pois com aquela agitação toda das crianças, houvesse comida! O arroz branco, regado com o molhinho do frango, mais o palmito amargo, a salada, tinham sabor especial e é difícil não sentí-los até hoje. Basta fechar os olhos! Aqui no Brasil, hoje, quem faz este tipo de programa é chamado pejorativamente de "FAROFEIRO"! Virou sinônimo de programa de pobre! Eu já acho que nunca tive tanta riqueza!!!!!!

Palavras-chave: infância, piquenique, lembranças
Fechar

Piquenique no Salto do Nhô Tó

Dados da imagem Piquenique em família, em um dia qualquer do ano de 1963

Período:
Ano 1963

Local:
Brasil / Ipeúna/sp

Imagem de:
Elizabete Pazeto

História:
Piquenique ou farofa?

Crédito:
Expedito de Jesus Pazeto ( in Memorium)

Tipo:
Fotografia

Piquenique em família, em um dia qualquer do ano de 1963

PAI HERÓI

Dados da imagem Em um dos nossos piqueniques. Os anos se passaram e continuávamos fazendo piquenique no Santo do Nhô Tó. Papai fazendo graça!

Período:
Ano 1999

Local:
Brasil / Salto Do Nhô Tó/ipeúna/sp

Imagem de:
Elizabete Pazeto

História:
Piquenique ou farofa?

Crédito:
Edna Maria Pazeto

Tipo:
Fotografia

Em um dos nossos piqueniques. Os anos se passaram e continuávamos fazendo piquenique no Santo do Nhô Tó. Papai fazendo graça!

FAMÍLIA PAZETO, IPEÚNA/SP

Dados da imagem FAMÍLIA PAZETO, IPEÚNA/SP

Imagem de:
Elizabete Pazeto

História:
Piquenique ou farofa?

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Lilian, a educadora infantil
Vídeo Texto

Lilian Maria da Conceição

Lilian, a educadora infantil
Um mundo para chamar de meu
Vídeo Texto
Nascimento e renascimento
Texto

Vania Daura de Morais Rosa

Nascimento e renascimento
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.