Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: JAMERSON BRANDAO DA SILVA, 2 de janeiro de 2026

PERDEMOS TUDO PARA AS AGUAS DO RIO

Esta história contém:

PERDEMOS TUDO PARA AS AGUAS DO RIO

Vídeo

E aí meus queridos meu nome é Gelson Brandão eu nasci em Fortaleza no Estado do Ceará eu tenho uma eu tenho vivido momentos de mudança climática que acertou a minha comunidade acertou a minha sumida uma casa que a gente foi crescendo nessa casa e essa casa ficava próximo ao Rio essa casa ficava lá na grande região do Jaraguá do Sul a região ali na cidade de Fortaleza próximo e como passar dos anos cada vez que chegar vamos ver no nós percebemos que a água daquele com a chuvas ela chegava mais próximo e mais próximo da nossa casa ficou um tempo e que a água foi tão forte que ele partiu topo da nossa casa nós acordamos com mais acima do joelho já indo para cintura e toda nossa casa estava inundada com aquela água daquele Rio e todos os nossos móveis todas as coisas foram destruídas pela aquela água que ela subiu até a nossa cintura e nós acordamos naquela madrugada só um susto muito grande mas não estávamos esperando quando o meus pais abriram a porta de casa para ver como estava a situação da rua toda a rua estava tomada por essa água uma água muito suja e toda a rua estava tomada cobrindo moto sobre carros e nós percebemos que no passado esses anos o clima as chuvas mudaram e o rio tava mais violento que estava com águas mais violentas e essa água invade as ruas e a nossa casa foi dessas ruas que os carros todos os alagados as motos e Nós não sabemos o que fazer o que nós podemos fazer é só nos proteger esperar aqui no passado então assim a terra não é o clima ela fala com a gente ela de sinais a gente via aquela água subindo aos poucos durante os anos e a partir daquele ano todo ano de todas as casas e nós já tentavam se preparar para não perder tanto as coisas para não perder tanto as coisas do meu pai já preparava uma barreira para que se caso ficar só na rua e se a minha história sobre as mudanças climáticas

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Lincoln Rumenos Guardado
Vídeo Texto

Lincoln Rumenos Guardado

Lincoln Rumenos Guardado
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Marcos Isaac Assayag
Vídeo Texto

Marcos Isaac Assayag

Marcos Isaac Assayag
José Benedito Zani
Vídeo Texto

José Benedito Zani

José Benedito Zani

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.