Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Paulo Ledur
Por: Museu da Pessoa, 26 de abril de 2005

Paulo Ledur

Esta história contém:

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Paulo Ledur, eu nasci em Alecrim, Rio Grande do Sul, a 22 de agosto de 1957. INGRESSO NA PETROBRAS Eu estava estudando na Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, no final de 1980 eu já estava ingressando no último ano de geologia. Então teve um concurso no Brasil inteiro para a formação de uma turma chamada Geopet II, que no último ano de graduação, paralelamente, já fazia o curso de petróleo da Petrobras na Bahia. No final de 1981, com a graduação, todo mundo aprovado, seria contratado imediatamente pela Petrobras. Fomos contratados em janeiro de 1982. Na verdade, só teve duas turmas de estudantes do curso de geologia, e a nossa turma foi a segunda e última. BRASPETRO A opção Braspetro surgiu no final do curso. A gente não tinha vínculo empregatício. O vínculo empregatício passou a ser só no final do curso, com a aprovação. Então, em dezembro de 1981, com entrevistas e as opções que o pessoal elegeu, fomos selecionados para a Braspetro. Na ocasião, de uma turma de 29, fomos em seis para a Braspetro. Durante o ano, eu já tinha conversas inclusive com um dos professores, um dos geólogos tinha trabalhado na Braspetro no Iraque. Então, realmente, eu estava interessado na área internacional. Por curiosidade, no final fomos saber que a preferência era a contratação de técnicos solteiros ou que fossem casados sem filhos, para possibilitar viagens, e eu fui um dos selecionados. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL A minha história na Área Internacional, na antiga Braspetro, é mais ou menos o seguinte, com um anjo forte até aqui chegamos. Comecei a trabalhar no exterior em 1983, no deserto do Saara, tanto na Argélia como na Líbia. A gente trabalhava lá a dois mil quilômetros afastado do Mediterrâneo, praticamente afastado da civilização, mas era um lugar muito tranqüilo. Se ficasse um período muito longo, era uma monotonia muito grande, mas era um lugar bastante...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

"Produzimos o melhor."
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.