Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 23 de março de 2007

Foi nesse ponto que começaram as operações.

Esta história contém:

Foi nesse ponto que começaram as operações.

Vídeo

O meu nome é Paulo César Amaro Aquino, eu nasci em 11 de junho de 1957, pertenço ao século passado então. Eu sou de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Eu sou geólogo formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, na cidade de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre.

Eu cursei a Faculdade de Geologia na Unisinos e, no último ano, a Petrobras estava disponibilizando vagas para geólogos e geofísicos nas duas faculdades que existiam no Rio Grande do Sul: a Unisinos e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essas vagas foram disponibilizadas devido a um grande programa de contratação realizado pela Petrobras, nos anos 80, e eu fui selecionado para uma das vagas, para a área de geologia. Então eu terminei a universidade já empregado na Petrobras. Eu terminei o curso de geologia em dezembro de 1980 e fui admitido na Petrobras no dia cinco de fevereiro de 1981, pela Bahia. A Petrobras tinha um grande centro de treinamento, como ainda permanece, em Salvador, para profissionais na área de geologia, engenharia; toda formação nova entrava por lá. Essa foi a minha entrada na Petrobras.

Eu passei três meses num curso de introdução ao petróleo, chamado de Curso de Introdução à Geologia de Petróleo. Havia uma carência da área de petróleo nas universidades nacionais. Na universidade que eu estudei, na Unisinos, o nosso curso de geologia não preparava profissionais para essa área, tendo em conta, que a Petrobras era a única empresa de petróleo no país que tinha profissionais da área de geologia e engenharia ligados ao petróleo. A grande demanda pelos profissionais de geologia era para a área de mineração, voltada a minérios como ouro, diamante etc. ou a parte de exploração de pedras preciosas. Então era essa a nossa cultura acadêmica. E a Petrobras necessitava dar aquela introdução. A geologia do petróleo tinha e tem características próprias. Nós passamos três meses nesse curso introdutório em...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma trajetória na Petrobrás
Vídeo Texto

Orfila Lima dos Santos

Uma trajetória na Petrobrás
Antônio Eraldo Câmara Porto
Vídeo Texto

Antônio Eraldo Câmara Porto

Antônio Eraldo Câmara Porto
Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Edson Gueiros Leitão

Edson Gueiros Leitão
Vídeo Texto

Rosa Hama Nakai

"Produzimos o melhor."
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.