Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Wanderlei Salvador
Por: Wanderlei Salvador, 27 de fevereiro de 2019

Padre Eduardo Summermater

Esta história contém:

PADRE EDUARDO: Atritos com o clero na disputa pelo poder

Padre Eduardo é um personagem de importância histórica regional de Santa Catarina, como se verá a seguir, nos textos retirados do acervo do Jornal O Barriga Verde, e na maioria produzidos pelo historiador Dante Bonin, em duas obras de grande importância sobre a colonização de Salete e Rio do Campo. Também foram introduzidas inúmeras pesquisas e entrevistas do Professor Lírio Luiz Volpi e do acervo de professor Fiorelo Zanela bem como textos de outras publicações. O governo suíço promoveu recentemente uma grande busca de resgate a memória de seu povo que veio ao Brasil. Esta busca identificou as principais colônias, organizações e personalidades suíças que fizeram e até hoje fazem parte da história do Brasil, principalmente de língua alemã. Além disso, os suíços fundaram a primeira colônia de imigrantes europeus (não-portugueses) no Brasil, quando se instalaram em 1818 na região de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro. Mas a pesquisa abrange desde as primeiras missões e desbravamentos, passando pelas ondas de imigração, nas quais milhares de trabalhadores se espalharam por plantações de café no Brasil, até o tipo mais contemporâneo de imigração, a saber, o de empresários, artistas e profissionais liberais.

A presença dos suíços no território brasileiro é mais antiga do que muitos podem acreditar. Já em 1557, desembarcavam em terras tupiniquins 14 missionários calvinistas, provenientes do cantão de Genebra, sob a direção do jovem estudante de teologia Jean de Lery (Oberacker Jr., 1965: 33). A partir de então, inúmeros filhos da “Mãe Helvetia” vieram ao Brasil, por aqui se instalaram, marcaram a nossa história e ajudaram a construir este país. Eles se destacaram nas mais diversas áreas de atuação, nas ciências, artes, política, diplomacia, educação e indústria. Quem já parou um instante para pensar...

Continuar leitura
Palavras-chave: igreja, colonização, suíça, clero
Fechar

Padre Eduardo Summermater

Dados da imagem Um padre Suíço que disseminou a devoção à Nossa Senhora da Selete

Imagem de:
Wanderlei Salvador

História:
Padre Eduardo Summermater

Crédito:
Marilene Mees Pretti

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
taió, padre eduardo summermater, padre, suiço, igreja

Um padre Suíço que disseminou a devoção à Nossa Senhora da Selete

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Enfim, a terra prometida
Vídeo Texto

Raimundo Ivaldo Silva

Enfim, a terra prometida
Uma roda para Nossa Senhora do Rosário
Texto

Joana Rodrigues de Aguilar

Uma roda para Nossa Senhora do Rosário
Fé e política
Vídeo Texto

Paulo Sérgio Bezerra

Fé e política
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.