Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Os Saltimbancos ou A História Política das Infâncias (primeira, segunda, terceira, quarta...)

Esta história contém:

Os Saltimbancos ou A História Política das Infâncias (primeira, segunda, terceira, quarta...)

Bem, nasci aqui por São Paulo mesmo, exatamente três anos antes da queda do muro de Berlim e ainda durante os últimos anos da ditadura (10 de Novembro de 1986). Minha mãe militava na ditadura e meu pai, nos anos 70 e 80, era sindicalista bancário, o que contribuiu razoavelmente para minha formação e meus interesses políticos.

Minhas lembranças políticas mais remotas são uma grande manifestação pelas Diretas em 1989, algumas luzes e muita gente, eu vendo de cima dos ombros do meu pai... Fora essa tem o impeachment do Collor, eu e meus irmãos no banco de trás do carro, com aquela camisa preta, e minha irmã mais nova buzinando, se divertindo, as pessoas com a cara pintada, mil bandeiras e, de novo, muita gente. Mais tarde, na 6ª série, fundamos um grêmio na escola, do qual eu era presidente. No ano seguinte, criamos o jornal "Dízima", mensal e impresso em A3 P&B.

Desde sempre me incomodava a atitude conformista e ignorante (politicamente falando) da classe média que me rodeava e rodeia até hoje. Pensei, pensei e achei que o problema estava na educação. Comecei a dar aulas, também para ganhar uns trocos. No fim me apaixonei. Decidi dedicar minha vida à mudança plena do mundo: outra economia, outra sociedade, outro sistema político. E cada vez mais meu repertório saltimbânico se expande através de livros, filmes e pessoas... Luto pelo bom, pelo justo e pelo melhor do mundo.

Fechar

Ocupação da reitoria da Unicamp

Dados da imagem personagem: Eu<br>historia: Durante as férias fui com namorado e amigos para o 2º Encontro de Públicas (apesar de não estudar nem em pública nem em universidade). Saindo de Sampa, fomos com o pessoal do IA da UNESP e com as pessoas da USP. Quando chegamos, atrasados, os estudantes dos outros campus da UNESP e da UNICAMP, que haviam chegado primeiro, tinham ocupado a reitoria. Nos unimos em assembléia lá dentro e foi quando esta foto foi tirada.<br>

personagem: Eu
historia: Durante as férias fui com namorado e amigos para o 2º Encontro de Públicas (apesar de não estudar nem em pública nem em universidade). Saindo de Sampa, fomos com o pessoal do IA da UNESP e com as pessoas da USP. Quando chegamos, atrasados, os estudantes dos outros campus da UNESP e da UNICAMP, que haviam chegado primeiro, tinham ocupado a reitoria. Nos unimos em assembléia lá dentro e foi quando esta foto foi tirada.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Ser de verdade, na arte e no social
Vídeo Texto

Patrícia Maia Souza Brito

Ser de verdade, na arte e no social
Eu tinha essa facilidade de gostar muito de criança
Vídeo Texto

Arthemisa Freitas Guimarães Costa

Eu tinha essa facilidade de gostar muito de criança
Profissão: educadora
Vídeo Texto

Denizia Abreu da Silva

Profissão: educadora
Inflexões da vida e da Vale
Vídeo Texto

Mariano Toríbio Filho

Inflexões da vida e da Vale
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.