Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Sonhadora 1046
Por: Inventário de Sonhos, 16 de junho de 2020

Olhando das nuvens

Esta história contém:

Olhando das nuvens

Eu e minha amiga A. nos encontramos em um bar. As mesas estavam colocadas à distância e o bar estava quase vazio. Antes que escolhêssemos onde sentar, percebemos que o tempo estava fechando. Um temporal se aproximava. Eu estava feliz por vê-la, mas precisávamos sair rápido dali. Começamos a ir em direção à casa do meu pai. Lembrei que eu precisava passar no shopping para trocar ou devolver algum produto. Fiz um desvio, mas chegando lá, no shopping, não deu certo. Tive que ir embora às pressas. A A. estava nervosa e incomodada por eu ter passado no shopping. Chegamos na casa do meu pai. Eu imaginava que dali iríamos para a casa da minha mãe. Mas, quando percebi, a A. já estava desfazendo suas malas no quarto da empregada, que ali se usava como quarto de hóspede. Eu me preocupava em pedir algo para comer e a Ana me lembrava de pedir uma bebida. Ela dizia: tem que ter um vinho. Eu pensava: sim, tem que ter uma bebida, nem que seja esse gim que tenho aqui. De repente eu paro e olho pela janela da área de serviço. Eram janelas antigas de vidro, de correr, bem amplas. As nuvens estão carregadas, escuras, e estão próximas da janela. O estranho é que estão na altura dos meus pés. Paraliso. Em cima das nuvens há milhares de pessoas. Elas estão de pé, em cima das nuvens, todas viradas para nós e nos olham. Penso que são as pessoas que morreram e estão no céu. Acordo.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Os bares vazios. A saudade de encontrar os amigos. E a imagrm final como uma alegoria dos milhares de mortos. Quando pequena eu achava que a chuva era feita pelos mortos, que viviam no céu, em cima das nuvens, e enchiam baldes de água e jogavam aqui na terra. Por isso o temporal se aproximando, pq os mortos são muitos. Também o qiarto de empregada e a área de serviço porque a angústia maior é pensar que serão, como sempre, os mais desassistidos e os que irão morrer às pencas.

Palavras-chave: amiga, bar, casa, pai, mãe, temporal, shopping, céu

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Olhando das nuvens
Data: 16 de junho de 2020
Personagem: Sonhadora 1046
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A empanada pernambucana ou... azar do Palmeiras
Vídeo Texto

José Robson Barbosa Cavalcanti

A empanada pernambucana ou... azar do Palmeiras
Trabalhando no Éden
Vídeo Texto

Antonio Augusto Mendes Oliveira

Trabalhando no Éden
Vídeo Texto
Honestidade é tudo
Vídeo Texto

Antônio Alves Rolim

Honestidade é tudo

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.