Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

No ano de mil novecentos e sessenta e quatro nasceu na cidade de Piedade, interior do estado de São Paulo a menina que recebeu o nome de Cristina Santos, e com apenas três anos de idade seu pai veio a falecer deixando sua esposa grávida da segunda filha do casal. Logo após a morte de seu pai, Cristina e sua mãe grávida de cinco meses saíram da cidade de Piedade para ir morar com seus avós maternos na cidade de Barra do Turvo que também fica no estado de São Paulo. A infância de Cristina foi muito divertida, uma das razões era porque seu avô contava muitas histórias, umas engraçadas e outras assustadoras para ela, sua irmã e suas amigas que eram vizinhas. Quando ia se deitar ficava lembrando das histórias assustadoras, então dormia com o lampião a querosene aceso e acordava com o seu nariz todo pretinho. Uma outra razão era que ela gostava de brincar em um rio que havia perto de sua e quando sentia fome passava correndo entre os gansos que ficavam no terreno perto da casa da Dona Maria.Ao chegar, ela pedia arroz e alface passado no óleo que até hoje lembra - se com muito carinho. Foram essas e outras brincadeiras como boneca, casinha, cozinhadinha, passeios pela natureza que divertiram sua infância, pois já tinha doze anos quando conheceu uma televisão e mesmo assim não ficava muito tempo em frente a ela preferindo se divertir com as amigas. Nessa mesma época Cristina que já estava na quarta série, começa a sofrer o que ela chama de intimidação e que hoje chamamos de bullying. Por ter as bochechas coradas e por ser tímida, quando ia ler ficava vermelha, então alguns alunos a chamavam de tomatinho.Na hora do recreio também sofria, pois eles passavam correndo para derrubar seu lanche e com isso ela passou a fingir que ia à escola para ficar brincando no rio até que parou de vez de freqüentar as aulas fazendo com que ela não fosse aprovada, no outro ano voltou a estudar e mesmo com os problemas ainda existindo...

Continuar leitura
Fechar

Depoente

Dados da imagem personagem: Cristina<br>historia: A professora  e a coordenadora foram até a casa da depoente para fotografa-la.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Cristina Santos Leme

História:
O valor da vida

Tipo:
Fotografia

personagem: Cristina
historia: A professora e a coordenadora foram até a casa da depoente para fotografa-la.

Nascimento

Dados da imagem historia: Cristina em seu bercinho.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Cristina Santos Leme

História:
O valor da vida

Tipo:
Ilustração

historia: Cristina em seu bercinho.

Trabalho

Dados da imagem historia: Cristina trabalhando na farmácia.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Cristina Santos Leme

História:
O valor da vida

Tipo:
Ilustração

historia: Cristina trabalhando na farmácia.

Casamento

Dados da imagem historia: Momento em que Cristina casa-se e fica muito feliz.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Cristina Santos Leme

História:
O valor da vida

Tipo:
Ilustração

historia: Momento em que Cristina casa-se e fica muito feliz.

Bullyng

Dados da imagem historia: Momento triste de sua vida escolar, sofre bullyng.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Cristina Santos Leme

História:
O valor da vida

Tipo:
Ilustração

historia: Momento triste de sua vida escolar, sofre bullyng.

Filha surda

Dados da imagem historia: Descobre que sua filha é surda e aprende libras para se comunicar.<br>

Período:
Ano 2010

Imagem de:
Cristina Santos Leme

História:
O valor da vida

Tipo:
Ilustração

historia: Descobre que sua filha é surda e aprende libras para se comunicar.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
“Vocês vão ter que me engolir!”
Vídeo Texto

Mario Jorge Lobo Zagallo

“Vocês vão ter que me engolir!”
Inclusão e acessibilidade no ambiente escolar
Texto
Uma referência para as outras mulheres
Vídeo Texto

Sandra Amarilles Lindolfo

Uma referência para as outras mulheres
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.