Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O querido vovô Totoca

Esta história contém:

O querido vovô Totoca

* 03/06/1926 + 06/05/2011 Aos oitenta e quatro anos de idade, o Adeus ao Sr. Antonio Ferreira dos Santos – O Vovô Totóca, no último mês de Maio, fecha uma das paginas mais bonitas da história de Canápolis. Misturada a tristeza da perda , um sentimento de orgulho tomava conta daqueles que conheceram este grande personagem brasileiro. Nascido na cidade de Carmo do Paranaíba – MG , vovô Totóca, faz parte integralmente da construção do município de Canápolis. Retratado pela Casa da Cultura - espaço onde passado e presente estão interligados ao compromisso na busca da preservação dos fatos e objetos que levaram ao nascimento, construção e desenvolvimento da cidade – Vovô Totóca simboliza a simplicidade e humildade de um povo, fruto de uma rica historia, não somente na quantidade de acontecimentos, mas também na qualidade daqueles que a construíram, sobre resistentes alicerces. Homenageado em vida, seu nome, Antonio Ferreira dos Santos, figura como nome da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo de Canápolis – MG, justo reconhecimento a quem foi pioneiro na responsabilidade ecológica e ambiental da limpeza pública, o primeiro coletor de lixo da cidade. Seu apelido: Totóca, teve origem em sua paixão, quando jovem, em tocar sanfona , mas na verdade , o futuro iria mostrar que ele tocaria além de instrumentos musicais, os corações e mentes de pessoas que viram em seu sonho de amor e persistência , uma inesgotável fonte de dedicação que conquistou a todos em sua volta. Lavrador por profissão, Capitão da Folia de Reis por convicção, sua condição de não letrado, não foi obstáculo para sua imensa sabedoria, colocou em pratica uma trajetória de solidariedade a serviço do próximo. Pai de 9 filhos, 21 netos e 17 bisnetos , sua história se confunde com a história do município, seus serviços foram quase anônimos, mas o impacto reflete até os dias atuais. Ele teve uma vida tão intensa quanto sua luta...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente
Eu, Caracol
Texto

Helenita Yolanda Monte de Hollanda

Eu, Caracol
Para Francisco
Vídeo Texto

Cristiana de Souza Guerra

Para Francisco
Vó Maria é dez
Vídeo Texto

Maria das Dores Santos Conceição

Vó Maria é dez
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.