Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O JOGO DA VIDA

Esta história contém:

O JOGO DA VIDA

No jogo da vida

Maria de Jesus Borges veio de uma família humilde. Não tinha muitos recursos, porém teve uma infância feliz, brincou muito. Não gostava de brinquedos e bonecas; suas brincadeiras preferidas eram os esportes: jogo de queimadas, vôlei, handebol e futebol.

De família de migrantes, partiu do Maranhão para Itaituba (PA). Quando chegou ao município, morava em casas de aluguel e se mudava muito. Dessa época, uma casa ficou marcada em sua memória. Ela era de taipa (barro) e lá Maria de Jesus foi muito feliz. Lembra-se do sabor do baião com carne frita que a mãe preparava ali e isso lhe traz ótimas recordações.

Na sua juventude, gostava de aventuras. Saía com seus colegas para comunidades locais para jogar com seu time de futebol e se divertia muito. Passava o dia inteiro sem comer e nem sentia fome, de tanto que gostava de esporte. Disputava também nos times das escolas.

Era muito estudiosa e esforçada; gostava de tirar boas notas. Certo dia, recebeu uma visita: era a diretora da São Tomé, a senhora Raimunda Nonato, que a convidou para trabalhar como professora na escola. Tinha apenas a oitava série, foi um grande desafio, pois era uma turma de segunda série com grande defasagem.

A escola, na época, era bem pequena, composta por um pavilhão com duas salas de aula e cadeiras de madeira. No espaço entre as cadeiras, quase não se conseguia andar. Havia, ainda, um depósito, que era dividido em secretaria e cozinha.

Diante de um espaço tão pequeno, foi necessário alugar uma casa em frente à escola para funcionar como sala de aula. Foi nessa casa que iniciei o meu trabalho. Havia uma varanda e um quintal cheio de árvores. Recordo que a professora Odete trazia a sua filha e a colocava para dormir na rede debaixo das árvores para poder ministrar sua aula.

Ela se recorda de que, para chegar até a escola, passava por um córrego. às vezes, em época de cheia, tinha que enrolar um pouco a roupa para não se molhar. Outras...

Continuar leitura
Fechar

O jogo da vida

Dados da imagem O jogo da vida

Imagem de:
Maria de Jesus Borges

História:
O JOGO DA VIDA

Tipo:
Fotografia

O jogo da vida

Dados da imagem O jogo da vida

Imagem de:
Maria de Jesus Borges

História:
O JOGO DA VIDA

Tipo:
Fotografia

O jogo da vida

Dados da imagem O jogo da vida

Imagem de:
Maria de Jesus Borges

História:
O JOGO DA VIDA

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Vídeo Texto
O Ligeirinho da Rede
Texto

Fernanda Regina Ferreira dos Santos

O Ligeirinho da Rede
Uma vida de trabalho
Vídeo Texto

Joaquim Pereira Filho

Uma vida de trabalho
Um pé no passado, outro no futuro
Vídeo Texto

Rogério Cézar de Cerqueira Leite

Um pé no passado, outro no futuro

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.