Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Marina Machado
Por: Museu da Pessoa, 16 de setembro de 2005

O canto e o corpo

Esta história contém:

O canto e o corpo
Fechar

Com Milton Nascimento

Dados da imagem legenda: Milton Nascimento e Marina Machado. Belo Horizonte, MG - 2002.<br>personagem: Milton Nascimento e Marina Machado<br>historia: Cantando informalmente desde o fim da adolescência, em 2002 Marina oficializa a sua relação com Milton Nascimento ao ser convidada por ele para cantar 4 músicas no disco Pietá, segundo a crítica, o melhor de sua carreira nos últimos 15 anos que circula pelos principais palcos das maiores cidades do país e por várias capitais da Europa, Ásia e África.<br>

Período:
Ano 2002

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Imagem de:
Marina Machado

História:
O canto e o corpo

Crédito:
Desconhecido

Tipo:
Fotografia

legenda: Milton Nascimento e Marina Machado. Belo Horizonte, MG - 2002.
personagem: Milton Nascimento e Marina Machado
historia: Cantando informalmente desde o fim da adolescência, em 2002 Marina oficializa a sua relação com Milton Nascimento ao ser convidada por ele para cantar 4 músicas no disco Pietá, segundo a crítica, o melhor de sua carreira nos últimos 15 anos que circula pelos principais palcos das maiores cidades do país e por várias capitais da Europa, Ásia e África.

Com os fãs japoneses

Dados da imagem legenda: Milton Nascimento e Marina Machado com os fãs japoneses. São Paulo, SP - 2004.<br>personagem: Milton Nascimento e Marina Machado<br>historia: Cantando informalmente desde o fim da adolescência, em 2002 Marina oficializa a sua relação com Milton Nascimento ao ser convidada por ele para cantar 4 músicas no disco Pietá, segundo a crítica, o melhor de sua carreira nos últimos 15 anos que circula pelos principais palcos das maiores cidades do país e por várias capitais da Europa, Ásia e África<br>

Período:
Ano 2004

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Marina Machado

História:
O canto e o corpo

Crédito:
Desconhecido

Tipo:
Fotografia

legenda: Milton Nascimento e Marina Machado com os fãs japoneses. São Paulo, SP - 2004.
personagem: Milton Nascimento e Marina Machado
historia: Cantando informalmente desde o fim da adolescência, em 2002 Marina oficializa a sua relação com Milton Nascimento ao ser convidada por ele para cantar 4 músicas no disco Pietá, segundo a crítica, o melhor de sua carreira nos últimos 15 anos que circula pelos principais palcos das maiores cidades do país e por várias capitais da Europa, Ásia e África

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Museu Clube da Esquina

Depoimento de Marina Machado

Entrevistado por Tatiana Dias

Belo Horizonte, 16/09/2005

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número: MCE_CB050

Transcrito por Léo Dias

Revisado por Luiza Gallo Favareto

P- Bom dia Marina, eu gostaria de agradecer por você ter vindo dar esse depoimento. Eu gostaria que você dissesse seu nome completo, data e local de nascimento.

R- Marina Machado, 1972, em Belo Horizonte.

P- Tem alguma ligação da sua família com a música?

R- Profissionalmente não. Mas meu pai é um cara... Eu devo a ele esse tanto de musicalidade que eu tenho, ele é um apreciador de música. Em casa a gente sempre ouviu música, lá em casa todo mundo gosta de sentar e ouvir música. Não é botar música para conversar, é realmente sentar e curtir a música. A minha mãe é uma palhaça (risos), ela é tímida por fora, mas quando está só com a gente ela solta, faz gracinha. Eu acho que ela tem um pouco de palco, e eu peguei dela.

P- Na sua infância, o que você se lembra de ouvir?

R- Na minha infância eu escutei muita Música Popular Brasileira, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Sarah Vaughan, algumas coisas de Jazz que meu pai curtia, Ray Charles, enfim, Miles Davis. Pode continuar falando?

P- Claro.

R- Na adolescência comecei a curtir Rock and Roll, Beatles, Queen, depois Pink Floyd e aquelas bandas todas de Rock Progressivo, Yes, Rush, Genesis e Led Zeppelin era a minha favorita. E foi engraçado como a forma de eu voltar a ouvir música brasileira, foi escutando Clube da Esquina. Tinha os discos lá em casa do Lô Borges, do Beto Guedes e tal. Mas era uma coisa mais assim, eu ouvia porque meus pais estavam ouvindo. Na adolescência, eu conheci um disco do Milton Nascimento que se chama “Milton”, que na capa ele está com o cabelo molhadinho, parece que saindo do mar, é um disco azul, rosa. Foi através desse disco dele que eu comecei a escutar música brasileira de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma vida voltada para a música
Vídeo Texto
Mistura musical
Texto

Salomão Borges Filho

Mistura musical
A trajetória de um músico
Vídeo Texto

Marco Antonio Gonçalves dos Santos

A trajetória de um músico
Vídeo Texto

Joyce Silveira Moreno

"É o violão que manda em mim"
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.