Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

O buraco na parede

Esta história contém:

O buraco na parede

Dona Maria Augusta da Conceição da Silva mora na região de M’Boi Mirim há mais de 20 anos. Em uma das chuvas que ocorreram na região, a água entrou em sua casa e a única saída encontrada por ela, com o auxílio de outros moradores da região que presenciaram o fato, foi criar um buraco na parede. Além de muita água, esse temporal era carregado de muito gelo e a forte enchente assolou muitas famílias na comunidade. O buraco na parede foi a solução encontrada para escoar a água para fora, evitando maiores problemas. Quando a chuva terminou, o resultado foi muita lama, destruição e o buraco improvisado na parede, alternativa encontrada para o escoamento da água. As enchentes frequentes da região de M’Boi Mirim deixaram essa — entre muitas outras — memórias na vida de Dona Maria. O buraco na parede de sua casa também é um constante lembrete de que a chuva pode voltar a qualquer momento trazendo consigo as aflições causadas pelas enchentes, entre elas o medo de perder móveis ou de se infectar com doenças transmitidas pela mistura entre água da chuva e esgoto. O relato de Dona Maria ilustra como as enchentes, apesar de passageiras, produzem memórias permanentes nas vidas dos indivíduos que as enfrentam em tempos de chuva. É um problema que afeta subjetividades, dignidade e autoestima, marca vidas e deixa lembranças de angústia para quem lida com a materialidade desse impasse social.

“Eu me sinto mais segura com o buraco aberto porque se tampar tudo, aí de repente a chuva vem de vez, a água vem e aí? Eu prefiro ele abertinho, continua abertinho!” - Dona Maria Augusta da Conceição da Silva

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.