Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O bem do mar

Esta história contém:

O bem do mar

Vídeo

P/1 – Senhor João, pra começar, eu gostaria que o senhor falasse seu nome completo, local e data de nascimento.

R – João Batista Alves, nascido em São João da Barra aos 23/06/1943.

P/1 – Qual é o nome dos seus pais?

R – Jeferson Alves Barreto, Maria Madalena da Conceição.

P/1 – E dos seus avós?

R – Bom, aí eu não sei.

P/1 – Não?

R – Não.

P/1 – Tudo bem. O que seus pais faziam?

R – Pescadores.

P/1 – Ambos pescadores?

R – Exatamente.

P/1 – Tá. E como o senhor poderia descrever os seus pais?

R – É muito fácil. Pessoas simples, pessoas batalhadoras, que viveram da pesca a vida toda. Só que era aquele negócio, pessoas educadas não por escola, mas educação pela vida. Comportamento de moradia de ilha, como nós éramos da ilha lá em São João da Barra, e pessoas assim, muito bacanas, pessoas muito boas.

P/1 – E como eram os costumes na sua família, na sua casa, no cotidiano?

R – Bom, isso aí, o costume é aquele negócio, é o trabalho para a chefe de família, que era a minha mãe, trabalho para os meus irmãos, trabalho para mim também, que eu comecei com sete anos de idade, pescando siri. Então era a nossa vida como uma vidinha pacata numa ilhazinha, mas aquela vida legal. A gente era bem assim... As pessoas conviviam muito bem, era tudo uma amizade só, era um convívio maravilhoso. E tudo era comum dentro daquela localidade, dentro daquela ilha. Então as pessoas trabalhavam, um ajudava o outro. Era coisa de pobre mesmo.

As casas não eram de alvenaria, eram todas de taipa, como se chama, né? De barro batido e por aí afora. Uma vida simples, mas só que era uma vida gostosa, maravilhosa! A gente quando criança começou estudar, mas assim, um pouco precárias as aulas naquela época, as escolas, porque teria que se mover da terra para as ilhas e era um pouquinho difícil. Mas deu pra gente pelo menos aprender...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Por muitos mares
Vídeo Texto

Amyr Khan Klink

Por muitos mares
A alegria e os ensinamentos da pesca
Vídeo Texto

Romildo José dos Santos

A alegria e os ensinamentos da pesca
O mar foi sua escola, seu pai e sua cultura os mestres
Vídeo Texto
Navegando pelo mundo
Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.