Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Angelo Brás Fernandes Callou, 12 de dezembro de 2024

A Engenharia de Pesca nas Águas do Século XXI

Esta história contém:

A Engenharia de Pesca nas Águas do Século XXI

A Engenharia de Pesca nas Águas do Século XXI

Por Angelo Brás Fernandes Callou

Quando eu era estudante de pós-graduação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no final dos anos 1980, me perguntavam o que um engenheiro – e de pesca, para mais estranhamento ainda – podia estudar no Departamento de Jornalismo. Claro que eu explicava e, ao que parece, a contento, a partir do meu objeto de pesquisa sobre as estratégias de comunicação utilizadas pela Marinha de Guerra do Brasil, para organizar os pescadores em colônias, ao longo da costa nacional, no início do século XX. No campo da História e Comunicação, portanto, uma das áreas de pesquisa daquele Departamento.

Atravessei décadas a fio, ao lado de colegas, explicando aos interessados sobre o que fazer da Engenharia de Pesca. Tal como emitimos sonoridade aleatória a uma palavra que não dominamos noutra língua, assim se comportavam nossos interlocutores ao tomar conhecimento dessa profissão. Ouvi, ao longo dos 50 anos da Engenharia de Pesca no Brasil, se eu, profissional do ramo, exercia atividades de mergulhador (escafandrista), se eu pescava com rede ou com vara, se surfava, ou, simplesmente, solicitavam confirmação: Engenharia de “Peça?”

Como se trata de uma carreira ainda jovem no país, é natural que essas sonoridades e sotaques acontecessem (e ainda acontecem), entre tantas outras curiosidades sobre os habitantes das águas do mar, das águas interiores e das águas continentais.

O livro A Engenharia de Pesca em Pernambuco, com lançamento no dia 15 de dezembro próximo, vide expediente abaixo, vem suprir uma lacuna no circuito editorial de livros especializados.

São 15 capítulos escritos por 34 engenheiros e engenheiras de pesca, de diferentes gerações e com alto nível de especialização, em universidades brasileiras e estrangeiras. Todos graduados na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pioneira na criação dos...

Continuar leitura
Fechar

Engenharia de Pesca Século XXI

Dados da imagem Engenharia de Pesca Século XXI

Período:
Ano 2024

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
A Engenharia de Pesca nas Águas do Século XXI

Palavras-chave:
pintura, tela, acrílica

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

O mar foi sua escola, seu pai e sua cultura os mestres
Vídeo Texto
A alegria e os ensinamentos da pesca
Vídeo Texto

Romildo José dos Santos

A alegria e os ensinamentos da pesca
O sal da pesca
Vídeo Texto

Jorge Luís Silva de Oliveira

O sal da pesca

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.