Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Rosa Vedolin
Por: Emilio Carlos Vedolin, 20 de março de 2017

Nada como ser Rosa na vida!

Esta história contém:

Nada como ser Rosa na vida!

Vídeo

A história da Rosa. Rosina. Rosin. Tia Rosa. Tia Rosinha. Dna Rosa. Dna Rosinha, escrita pela sobrinha, Ieda Maria Vedolin. Rosa Vedolin, a terceira filha dos imigrantes italianos Emilio e Corina nasceu a 16 de Abril de 1917, após Angelim e Alderico, mortos ainda bebês, e de Angelina a irmã mais velha. Rosa já nasceu extrovertida, gostando de cultivar amigos e de passear. Ao se mudarem para a Vila Operária do bairro do Belenzinho chamada “Maria Zélia” eram pré-adolescentes e lá viram nascer Oswaldo(1923), Guerino (1925) e o caçula Attilio (1929). Rosa freqüentava a escola da Vila Maria Zélia, e participava de todos os folguedos, sempre cercada de seus amigos, filhos de operários como ela. Isso não a eximia de ter que cuidar dos irmãos mais novos, bem como das tarefas domésticas, o que a tornou mais tarde grande cozinheira e de extremo bom gosto nas arrumações da casa.Como tantas moças de então, foi também tecelã, sem jamais deixar de rodear-se de amigos. Apaixonou-se pela primeira vez e causou uma grande confusão em família. O então namorado recusou-se a casar e a família italiana armou uma grande briga de rua. Aí sim é que o casamento não saiu e, felizmente para Rosa, o namorado fujão foi substituído por outro que se tornou seu grande companheiro por 56 anos: Walter Bresciani. Walter e Rosa casaram-se aos 17 de Setembro de 1938, mesmo ano em que a irmã Angelina e o cunhado José Morelli. O casal continuou morando na Vila Maria Zélia, na casa dos pais de Rosa, e Walter sempre encantado por ela, integrou-se no meio social onde ela atraia as atenções por seu temperamento peculiar. No natal de 1940, Rosa toma-se de amores pela primeira sobrinha, nascida da irmã. A menina foi objeto de toda sua ternura materna visto que naqueles anos 40 não conseguiu levar a termo nenhuma de suas gestações. Ao longo da vida tornou-se madrinha de vários casamentos, de crianças nascidas de amigos, de...

Continuar leitura
Fechar

Rosa bodas

Dados da imagem Rosa, bodas

Imagem de:
Rosa Vedolin

História:
Nada como ser Rosa na vida!

Tipo:
Fotografia

Rosa, bodas

Rosa e Walter

Dados da imagem Rosa e Walter

Imagem de:
Rosa Vedolin

História:
Nada como ser Rosa na vida!

Tipo:
Fotografia

Rosa e Walter

Dados da imagem Bodas

Imagem de:
Rosa Vedolin

História:
Nada como ser Rosa na vida!

Tipo:
Fotografia

Bodas

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Rosa Vedolin
Texto

Wilma Thomé Vedolin

Rosa Vedolin
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.