Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Gustavo de Castro Praxedes, 18 de janeiro de 2026

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Esta história contém:

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Para muita gente, visitar museus é algo um tanto incomodo. Confesso que não entendo, pois se vai à um museu histórico, são coisas velhas, se vai à um de arte contemporânea, é tudo muito louco, não entende nada. Pois bem! Eu divirjo dessas opiniões, transito do velho ao moderno em segundos, sem ao menos pestanejar. Assim foi recentemente quando estive visitando alguns museus na cidade de São Paulo. O primeiro, de uma serie de sete, foi o Museu de Arte Sacra de São Paulo, diga-se de passagem, pequeno, mas com um acervo de tirar o folego. Peças seculares, muitas delas do período da colonização, obras de valor histórico incalculável. O Museu, é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. Fundado em 1970, briga um dos mais importantes acervos de arte sacra do Brasil. A coleção, tombada pelo IPHAN, dispõe de obras de artistas brasileiras e estrangeiras, produzidas a partir do século XVI. A exposição, um passeio literal por uma história de beleza, religiosidade e fé. Na parte externa do museu, estão expostas réplicas das estátuas dos profetas, cujas originais foram feitas por Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho, e encontram-se em Minas Gerais. Depois de passar por este importante centro de cultura brasileira, sai com a sensação de que: Visitar o Museu de Arte Sacra de São Paulo, não foi apenas ver “coisas velhas”, mas sim, foi visitar um destino imperdível para quem busca uma imersão na arte, na história, na cultura e na espiritualidade, foi ver de perto um acervo riquíssimo representado por no mínimo, 400 anos de história da arte brasileira. São Paulo, junho 2025

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Dos laboratórios para a arte
Texto

Enock Fernandes Sacramento

Dos laboratórios para a arte
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Educação para a arte
Vídeo Texto

Denise Grinspum

Educação para a arte
Transformando a dor em alegria
Texto

Eduardo Cômodo Valarelli

Transformando a dor em alegria

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.