Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Me chamo Vivian Pessanha e quando terminei o segundo grau em 1999 não conseguia arrumar o primeiro trabalho e isso acontece com muitos jovens, em 2004 decido ir morar em Quissamã-RJ com minha avó, deixando no RJ meus pais e irmão, queria estudar e trabalhar, fui com a intenção de um curso de Guia de turismo local abrir e eu poder cursar, cheguei em março de 2004 e em abril o curso abriu e pude dar continuidade nos estudos. Em junho chegou a UFF-Universidade Federal Fluminense com o curso de Bacharel em Turismo e com isso me inscrevi e passei também, finalizei o curso de guia e o bacharelado; Em 2005 o Museu Casa Quissamã começou a ser restaurado e selecionaram 6 guias e fiquei em terceiro lugar, entrei como guia cultural e em abril de 2011 fui promovida a diretora do museu. Em 2012 me inscrevi pra pós-graduação de Arqueologia Brasileira no IAB-Instituto de Arqueologia Brasileira e para o IFF INSTITUTO Federal Fluminense para ser guia nacional, regional e América Latina, terminei os dois em 2014. Em 2015 fui chamada para trabalhar como Arqueóloga no RJ nas obras do VLT, Porto Maravilha e BRT-TRANSBRASIL

fiquei até 2016, foi ótimo para ganhar experiência, trabalhei como Arqueóloga em outros lugares, tive a oportunidade de fazer uma viagem internacional para um congresso mundial sobre múmias no Peru-Lima. Sempre estudei em colégios públicos, morei na baixada fluminense no RJ, e sempre tive vontade de aprender mais e mais. Em 2023 tive o privilégio de trabalhar como Turismóloga pra uma empresa de Arqueologia de Brasília/DF a Arqueoproject e foi um momento de poder trabalhar com o meu bacharelado em Turismo, poder juntar a Arqueologia e o Turismo é para quem tem percepção que ambos juntos dão super certo, se em outros países funciona aqui no Brasil também pode. Sigo firme no que acredito: estudar nos proporciona voos mais altos

Fechar

Arqueologia

Dados da imagem Em 2016 trabalhando na obra do VLT no RJ.

Período:
Ano 2015

Local:
Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Imagem de:

História:
Minhas andanças

Em 2016 trabalhando na obra do VLT no RJ.

Múmias enterramento primário

Dados da imagem Múmias enterramento primário

Período:
Ano 2016

Local:
Peru / Miraflores

Imagem de:

História:
Minhas andanças

Congresso

Dados da imagem Congresso

Período:
Ano 2016

Local:
Peru / Miraflores

Imagem de:

História:
Minhas andanças

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
Formando pessoas críticas
Texto

Araci Massami Sakashita

Formando pessoas críticas
Amor por Capuava
Vídeo Texto

Veronice Souza Gomes

Amor por Capuava

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.