Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: andrea ferreira bispo
Por: andrea ferreira bispo, 5 de dezembro de 2025

Minha irmã Embaúba

Esta história contém:

Minha irmã Embaúba

Vídeo

Olá meu nome é Andréia eu moro em Belém e os passarinhos plantaram uma Embaúba na varanda da minha casa para uma plantinha pequenininha assim aí eu gostei muito dela ela ficou maior bem grande ela ficou gigante e Eu Sempre converso com ela eu costumo escutar minha Embaúba eu coloco a mão no ponto dela assim costas assim para eu saber o que que ela quer me dizer do que ela e aí eu viajei eu e meu filho nós viajamos uma viagem para orocó para aldeia indígena do que eu estava lá na aldeia e eu sonhei que ela tinha esse partido que ela tinha quebrado e eu acordei daquele sonho e contei com meu filho voltamos e eu falei com meu filho eu contei o sonho com meu filho quando nós voltamos chegando de madrugada eu entrei correndo em casa desculpa em casa direto para varanda ela tinha perdido todas as folhas ela estava assim sem nenhuma folha ele já tava com os 4 m 5 m de altura Aí eu deixei eu não cortei eu deixei ela assim eles passaram alguns dias ela começou a brotar 52 m do tronco os dois eu fiquei lá só observando estou sendo para ela aí ela botou Agora ela tem dois Galhos estão assim Brandon Acho que cada um com um montão de folha e aí eu cortei a parte de cima e ela tem eu achei legal que foi tão interessante porque eu estava tão longe dela mas parece que mesmo assim ela não tava bem é isso

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Trazendo a cultura do café para a Amazônia
Vídeo Texto
A retomada da praia
Vídeo Texto
Um canto para viver
Vídeo Texto

Rubim Luis Benarroque

Um canto para viver

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.