Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Meu primeiro salário

Esta história contém:

Meu primeiro salário

Vídeo

Acabou o ginásio. Hora de trabalhar de dia e estudar à noite. Quinze anos, carteira profissional de menor. Salário idem. Sonhos adultos: fim da mesada curta, Independência financeira, decidir onde, como, quando e quanto gastar. E eu já tinha planos. Meu primeiro emprego foi no escritório de uma fábrica de sapatos. Foi meu pai que arranjou a vaga. O cargo era auxiliar de escritório porque ainda não existia office boy. O salário era a metade do mínimo, mesmo assim muito mais do que os trocados que ganhava em casa para ir ao cinema, comprar algumas revistas e cigarros clandestinos. Em breve, tudo iria mudar. Faz isso, faz aquilo, leva este pacote para o fulano, traga o talão de notas, vá ao banco pagar duplicatas, passe no correio, compre selos, datilografe essas cartas (“é só copiar, o modelo está naquela pasta”), leve essas caixas para o depósito, separe esta papelada e arquive na pasta AZ – era uma dura rotina para pôr tudo em ordem porque o escritório havia ficado caótico desde que o último auxiliar havia desaparecido. Descobri depois que tinha dado um desfalque na firma. Devia ser mixaria porque o dinheiro que eu via passar só dava pra comprar selos, jornais e maços de cigarro para todos os fumantes que enevoavam o escritório: o gerente, o contador, o cara do departamento pessoal, a moça de óculos que emitia notas fiscais em 6 vias com letra impecável. Eu era puro entusiasmo.

Desde o primeiro dia, entrei em contagem regressiva rumo à prosperidade. Sabia exatamente o que iria fazer com toda aquela dinheirama: comprar um par de sapatos e uma camisa que estavam na vitrine da loja mais elegante da cidade. No mesmo dia, iria imediatamente até outra que vendia câmeras fotográficas das mais afamadas marcas como Olimpus, Nikkon, Yashica, mas que também oferecia uma maquininha Kodak Instamatic 155X que cabia no meu salário. Era a primeira geração das câmeras descartáveis. Cartucho de filme 35mm e flash encaixável...

Continuar leitura

Imagens (1)

Fechar

Marcos Kirst

Dados da imagem Marcos Kirst

Imagem de:
Erlon Marcos Kirst

História:
Meu primeiro salário

Crédito:
Vanessa Sousa

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Decidi dar um voto de crédito para a humanidade
Vídeo Texto
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Posso ouvir sua história?
Vídeo Texto

Beatriz Marques Mendes Diniz

Posso ouvir sua história?
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.