Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Ivo Caleffi
Por: João Ivo Caleffi, 1 de outubro de 2020

Meu pai Inisio Caleffi

Esta história contém:

Meu pai Inisio Caleffi

Meu pai Inisio Caleffi nasceu no dia 13 de novembro de 1927. Meu pai era uma figura muito especial, marcante. Não era de falar muito muito. Era moreno, cabelos bem preto e cacheado, puxou a sua mãe Maria Frania Uzae Caleffi, que era da Ilha da Sardenha, na Itália, morena como todos que vieram da ilha italiana, era uma sardenhola, ao contrário de meu avô Santo Caleffi, que era loiro de olhos azuis, alto, grande, um italianão. Meu pai puxou a sardenhola Maria Frania Uzae Caleffi. Inisio Caleffi, era inteligente, sensível, numa época em que quase ninguém sabia ler e escrever ele já sabia. Meu pai nasceu no dia 13 de novembro de 1927, é o filho mais velho de Santo Caleffi e Maria Frania Uzae Caleffi, dos quatro filhos que tiveram. É neto de Teodoro Caleffi e Vincenza Bastasini Caleffi. Nasceu na Cidade de Monte Santo no Estado de Minas Gerais. Morou ali numa fazenda de café. Seu avô e seu pai vieram da Itália como imigrantes em busca de uma vida melhor. Vieram do Norte da Itália, da Região da Lombardia, Província de Mantova, moravam na Comuna de Poggio Rusco. Chegaram no Brasil no dia 19 de outubro de 1898. Passou a sua meninice ali nesta fazenda, junto com seu avô Teodoro Caleffi, com seu pai Santo, com sua mãe Maria Frania Uzae Caleffi e seus outros quatro irmãos, Mário, Valdomiro, Onofre e Antonio; Antonio era filho de Santo com Genoveva Bonato Caleffi, do primeiro casamento de Santo. Genoveva tinha falecido e Santo casou-se com Maria Frania Uzae. Além de seus tios e primos. Cresceu ali nesta fazenda de Minas. Ali não foi fácil não. Luta dura para a sobrevivência. No ano de 1936, Inisio com nove anos de idade, muda-se para a cidade de Guaranésia, ainda no Estado de Minas Gerais, seu pai Santo Caleffi, resolveu sair de Monte Santo de junto de seu pai Teodoro, de seus irmãos e muda-se para uma fazenda no Município de Guaranésia, em busca de uma vida melhor. Meu pai era criança ainda. Vai trabalhar em outra fazenda de...

Continuar leitura

Imagens (1)

Fechar

Meu pai

Dados da imagem Foto de Insio Caleffi

Período:
Ano 2020

Imagem de:
João Ivo Caleffi

História:
Meu pai Inisio Caleffi

Crédito:
Arquivo familiar

Tipo:
Fotografia

Foto de Insio Caleffi

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.